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Voos na aviação executiva tiveram queda em outubro

A ligeira queda de voos na aviação executiva não foi pior por conta da forte alta no Oriente e na América do Sul


O número de voos na Europa poderá cair novamente em novembro, segundo levantamento - Divulgação
O número de voos na Europa poderá cair novamente em novembro, segundo levantamento - Divulgação

O tráfego de voos da aviação executiva caiu 0,6% em outubro, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram divulgados pela empresa de consultoria Argus International.

A queda mais acentuada foi verificada na Europa (7,2%), seguida pela América do Norte (1,9%), que reverteu a alta alcançada no ano anterior. No velho continente, o desempenho foi negativo em todas as categorias de aeronaves, principalmente nas de cabines grandes e nos turboélices.

A atividade de aeronaves executivas está persistentemente estável”, disse Travis Kuhn, vice-presidente sênior da Argus. “Esperávamos que a atividade avançasse para território positivo em outubro, mas no final das contas vimos 309.000 voos na América do Norte, em comparação com os 316.000 que havíamos previsto".

Contraste

Por outro lado, a atividade no resto do mundo subiu acentuadamente no mês passado, com os voos turboélice na América do Sul, Ásia, Austrália e África subindo quase 30% em relação ao ano anterior e os aviões executivos nestas regiões registrando aumentos um pouco acima dos dois dígitos, dependendo da categoria.

Para novembro, a Argus prevê um aumento anual de 0,7% nos voos na América do Norte, mas espera que a atividade europeia caia 1,2%.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/11/2023, às 06h58


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