C919 avança nos ensaios em voo e espera disputar o mercado doméstico chinês com as gigantes Airbus e Boeing
A chinesa Comac completou com sucesso o primeiro voo do terceiro protótipo do C919. O avião desenvolvido para disputar o mercado entre 150 e 180 assentos se destaca por ter sido completamente desenvolvido na China e utilizar conceitos e soluções ocidentais em todas as fases do projeto.
O avião, designado #103, decolou às 11h07 (horário de Pequim) de hoje, do aeroporto de Pudong, pousando pouco mais de 1h30 após realizar uma série de ensaios em voo. Segundo a Comac, a aeronave realizou 31 ensaios, mas deverá agora ser transferida para Xi’na Yanliang para completar os testes de vibração, calibração de velocidade, carga alar, e verificação de estabilidade e desempenho.
A Comac espera completar outros três protótipos em 2019, tornando assim o C919 o mais caro e complexo programa da indústria aeronáutica civil chinesa. O projeto tem como objetivo oferecer uma aeronave com características similares aos rivais Airbus A320neo e Boeing 737 MAX. Para isso, além de seguir o mesmo protocolo de certificação da FAA, utiliza uma série de sistemas empregados pelos concorrentes, como os motores CFM Leap 1C.
O anuncio do voo ocorre três dias após os russos completarem também o terceiro protótipo do MC-21-300, que disputa o mesmo mercado do C919. Todavia, os chinês afirmam que o foco do Comac 919 é o mercado interno, que potencialmente poderá absorver mais de 3.000 aeronaves em menos de 20 anos. As exportações não são prioridades, ainda assim os principais fabricantes do ocidente observam atentamente a evolução do programa, que além de disputar o maior mercado de aviação do mundo, poderá conquistar diversos operadores menores em mercados secundários, na Ásia, África e América Latina.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 28/12/2018, às 16h00 - Atualizado às 18h07
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