AERO Magazine
Busca

Aviação comercial

Visite Congonhas pelo Google Street View

Além de aeroportos, ferramenta permite explorar instalações de museus aeronáuticos espalhados pelo mundo


O Google passou a disponibilizar na ferramenta Google Maps a possibilidade do usuário visitar as instalações 16 aeroportos no mundo, incluindo Congonhas. As imagens, também disponíveis na plataforma Google Earth, incluindo suas versões para smartphone e tablets, permite ao internauta passear pelas instalações dos aeroportos, com visão de áreas de check-in, lojas, desembarque, entre outros.

A ideia do Google é permitir ao viajante conhecer previamente o aeroporto que será utilizado na viagem, algo útil especialmente quando há necessidade de mudança de terminal. O visitante pode percorrer praticamente todas as áreas do aeroporto, saindo do check-in, indo até os portões de embarque, passando por áreas como praça de alimentação, lojas, balcões de aluguel de carro e plataforma utilizada por táxis. Para navegar entre os diversos pavimentos, o usuário deve clicar na barra localizada à esquerda, que inclui os andares disponíveis, como em um elevador.
Por ora, alguns locais continuam restritos, mas acredita-se que, no futuro, a plataforma terá acesso a área restritas consideradas importantes para o passageiro. Além de Congonhas, o Street View está disponível em aeroportos de demais destinos, como Cidade do México, Dubai, Madrid, Londres e Sendai. A ferramenta disponibiliza, ainda, imagens de 59 estações de trem e metrô ao redor do mundo, nenhuma delas no Brasil.

O Google Street View também inclui imagens de museus em seu banco de dados com uso das ferramentas Google Maps e Google Earth. Entre os 16 catalogados, oito são de aviação. Entre os destinos listados pelo Google está o Pima Air & Space Museum, o gigantesco museu a céu aberto localizado em Tucson, Arizona, que fica anexo à base aérea de Davis-Monthan e conta com um acervo com mais de 300 peças, dentre as quais aeronaves únicas, como o NB-52A, o 377-SG Super Guppy e o Boeing YC-14. Um dos destaques é a coleção de B-52, que inclui um exemplar do B-52D e um do B-52G, além do NB-52A.

Marcadores em vermelho mostram lista completa de aeroportos que contam com o Street View

Outro destaque é o Museum of Flight, localizado no Boeing Field, que tem em seu acervo o protótipo do 747-100, um exemplar do Concorde da British Airways, um dos VC-137B "Air Force One" e raridades como o DC-2, o Caproni Ca.20, o Boeing 80A-1, o M-21 Blackbird e o drone Lockheed D-21B.

Também vale visitar o quase desconhecido New England Air Museum, que, embora conte com um acervo restrito, possui um belíssimo exemplar do B-29A 'Superfortress', um Bleriot XI e um raríssimo CBY-3 'Loadmaster', construído pela Canadian Car and Foundry. Entre os demais museus estão o pequeno British Columbia Aviation Museum, no Canada, que possui um rico acervo formado por raridades como o Avro Anson MK II, o Gibson Twin Plane e o Chanute Glider, e o Canadian Bushplane Heritage Centre, que é dedicado basicamente aos chamados Bushplanes, aeronaves da aviação geral que operam em regiões remotas. O acervo único no mundo reúne aeronaves pouco conhecidas, especialmente para brasileiros, como o Fairchild KR-34, o Fokker F.VIIb-3m Trimotor e o Buhl Air-Sedans. Integram a lista, ainda, o San Diego Air & Space Museum, o Tillamook Air Museum e o Patriots Point Naval & Maritime Museum, este último dedicado à Marinha, mas que inclui no acervo diversas aeronaves.

Redação
Publicado em 27/11/2013, às 12h13 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


Mais Notícias