Fabricante chinês está disposto em facilitar a negociação das suas aeronaves, buscando alavancar vendas fora da China
O Vietnã pode estar perto de adquirir aeronaves da chinesa COMAC, contudo, o país precisa rever as suas barreiras regulatórias para avançar nas negociações.
Com isso, o Ministério dos Transportes terá que derrubar as regulamentações existentes para a operação dos aviões chineses no Vietnã. A COMAC já demonstrou interesse no mercado vietnamita, apostando na venda de suas aeronaves fora da China, além de ser de uma alternativa fora do eixo Airbus-Boeing.
Atualmente, a COMAC enfrenta desafios devido à falta de certificações da EASA e da FAA para os modelos C909 e C919, dificultando a estratégia da empresa na venda de aeronaves para companhias aéreas estrangeiras, conforme reportado pela Reuters.
Por outro lado, a companhia aérea de baixo custo VietJet, principal empresa privada do Vietnã, estaria interessada em testar as aeronaves em algumas rotas. A companhia anunciou em dezembro que estava trabalhando com o Ministério dos Transportes e a Autoridade de Aviação Civil do Vietnã para "wet lease" (arrendamento com tripulação) de duas aeronaves ARJ21 da COMAC para operar alguns voos no país.
Além disso, a Vietnam Airlines planeja emitir solicitações de propostas no próximo ano para adquirir 50 jatos narrowbody. Embora tenha assinado um acordo provisório com a Boeing para 50 aviões 737 MAX, a companhia aérea afirmou estar negociando com outros fabricantes, incluindo a COMAC, que está promovendo seu modelo C919. A frota atual de narrowbodies da Vietnam Airlines é composta somente por aviões da Airbus.
A Comac tem ainda planos uma aeronave de fuselagem larga (widebody) de pequeno porte. Denominado de provisoriamente de C929, o modelo está sendo projetado para competir diretamente com o Boeing 777 e o Airbus A350.
Por Gabriel Benevides
Publicado em 16/01/2025, às 18h54
+lidas