AERO Magazine
Busca

Já chegou?

[Com vídeo] Caça russo dispara míssil que pode alcançar 6.000 km/h

Imagens mostram teste com armamento hipersônico que pode atingir com precisão alvos distantes até 15 quilômetros


Míssil R-37M percorre 100 quilômetros em apenas um minuto

Durante as comemorações do 100° aniversário do Centro de testes Valery Pavlovich Chkalov, O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo mostrando um caça Su-35S disparando o míssil hipersônico ar-ar R-37M.

As imagens ainda mostram outras aeronaves militares russas realizando ensaios e missões operacionais reais. O vídeo é pouco usual, visto que a Rússia tradicionalmente não costuma divulgar imagens de emprego real de seus meios militares.

O míssil de longo alcance R-37M foi projetado inicialmente em 1980, tendo capacidade de atingir alvos distantes até 300 km, voando Mach 5 (aproximadamente 6.100 km/h). Porém, questões orçamentárias da Rússia pós-União Soviética levaram a suspensão da produção em meados de 1998. Apenas oito anos mais tarde o programa foi retomado, visando substituir o míssil supersônico R-77 que equipava os caças da força aérea russa. Uma versão modernizada (M) do R-37 foi lançada, contando com dimensões menores e sistemas mais avançados, permitindo ser transportado em aeronaves mais modernas.

Uma das características do R-37M é sua capacidade de atingir com precisão alvos em uma altitude de até 15 metros distantes 25 quilômetros, com velocidade de Mach 6. Para se ter uma ideia da eficiência e manobrabilidade extrema do míssil, voando a 6.000 km/h o dispositivo percorre exatos 100 quilômetros em apenas um minuto. Um alvo distante 25 quilômetros está apenas 15 segundos de distância, exigindo elevada capacidade de resposta do míssil.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Gabriel Benevides
Publicado em 07/10/2020, às 15h00 - Atualizado às 16h08


Mais Notícias