Caças simularam ataque com ousados rasantes em uma base aérea. Voos eram parte das comemoração dos 40 anos de serviço dos F-16 na Dinamarca
Um vídeo mostra vários caças F-16, da Real Força Aérea da Dinamarca, realizando ousados rasantes ao simular um ataque aéreo a uma base. As passagens rápidas e com vários cruzamentos foi realizado em 2020, como parte das comemorações dos 40 anos de serviço do F-16 na Dinamarca.
F-16s in Denmark on an exercise. Lots of aircraft passing through the same airspace quickly. pic.twitter.com/jkEEw1vTxF
— Aviation Ogre (@AvHistoryOgre) January 22, 2023
Embora seja um vídeo de três anos, a comemoração ocorreu semanas antes do início da crise sanitária, o que tornou pouco conhecida as imagens.
Ainda como parte das comemorações, houve voos em formação com até dez F-16 sobre várias localidades da Dinamarca.
O país recebeu seus primeiros aviões em janeiro de 1980, ainda dos modelos F-16A/B Block I, que foram somados a novos aviões da mesma série, mas de diferentes blocos. Os últimos F-16 entregues para a força aérea dinamarquesa foram três F-16A Block 15, em 1997.
Ao longo de quatro décadas os F-16 foram a espinha dorsal da defesa aérea da Dinamarca, realizando inclusive as missões de policiamento aéreo da OTAN. Atualmente os veteranos caças estão sendo gradualmente substituídos pelos furtivos F-35A Lightning II.
Até o momento a Dinamarca conta com seis unidades do F-35A que ainda se encontram nos Estados Unidos. Parte da decisão é por conta dos elevados custos imediatos com infraestrutura, equipamentos e viagens internacionais dos pilotos que estão em treinamento. A manutenção da pequena frota nos Estados Unidos reduz alguns custos operacionais e permite iniciar a implementação de forma gradual.
A expectativa é que o primeiro F-35A dinamarquês seja entregue em 2023. Ao todo, serão 27 aeronaves, que estão em fases distintas de construção na Lockheed Martin, em Fort Worth, no Texas. A Dinamarca é um dos sócios originais do projeto Join Strike Fighter, o programa que deu origem ao F-35.
Por André Magalhães
Publicado em 25/01/2023, às 13h40
+lidas