Viasat firma parceria com Senai Cimatec e passa a integrar o Parque Aeroespacial da Bahia com foco em tecnologias satelitais e IoT.
A Viasat oficializou na última sexta-feira (18), sua entrada no Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, em Salvador, ao assinar um memorando de entendimento com o Senai Cimatec.
O acordo foi firmado em uma cerimônia na Base Aérea de Salvador e prevê o desenvolvimento conjunto de tecnologias em conectividade via satélite, Internet das Coisas (IoT), comunicação direta entre dispositivos e satélites personalizados. Durante o evento, também foi inaugurado o laboratório do curso técnico em manutenção de aeronaves do Senai Cimatec Aeroespacial, que recebeu sua primeira aula prática.
Com a nova parceria, a Viasat amplia sua atuação no Brasil, com foco no fortalecimento do ecossistema aeroespacial no Nordeste. A iniciativa marca a entrada oficial da empresa no parque, que possui cerca de um milhão de metros quadrados e reúne instituições civis e militares com o objetivo de fomentar pesquisa, inovação e formação técnica na área.
Segundo Leandro Gaunszer, diretor-geral da Viasat no Brasil, o parque representa uma oportunidade estratégica para colaboração entre empresas, instituições de ensino e governo. “Acreditamos muito no poder da colaboração para impulsionar o desenvolvimento tecnológico e formar talentos. O parque tem tudo para se tornar um grande polo de inovação e contribuir para que o Brasil ganhe destaque no cenário aeroespacial global”, disse.
O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia é fruto de articulação entre Senai Cimatec, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa, Governo da Bahia e outras entidades. A estrutura visa desenvolver soluções em aviação, defesa, espaço e mobilidade aérea autônoma, com potencial impacto na economia e na geração de empregos qualificados na região.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 22/07/2025, às 14h06
+lidas