Vídeo também mostra a liberação de combustível contra o drone e EUA e Rússia apresentam versões divergentes
Os Estados Unidos divulgaram um vídeo feito pelo drone MQ-9 mostrando a ação e aparente colisão com o caça russo SU-27 Flanker que resultou na queda da aeronave não tripulada no Mar Negro.
As imagens foram fornecidas pelo Comando Europeu das Forças Armadas dos EUA, onde é possível ver, através da câmera instalada no drone, a aproximação do caça russo e o o alijamento deliberado de combustível contra o MQ-9. Embora na imagem não seja possível avaliar qual o conteúdo, a defesa norte-americana havia confirmado que se tratava de querosene de aviação, lançado com intenção de avariar o drone.
#FACTS
— USAFE-AFAFRICA (@HQUSAFEAFAF) March 16, 2023
U.S. European Command (EUCOM) released declassified footage of a Russian Su-27 aircraft conducting an unsafe/unprofessional intercept of a United States Air Force MQ-9 in international airspace over the Black Sea, March 14.@usairforce | @US_EUCOM | @DeptofDefense | @NATOpic.twitter.com/IlhvGpOJhk
Na parte final a imagem é cortada e em seguida uma das pás da hélice parece ter sido danificada. Segundo o Pentágono, o Su-27 colidiu com a hélice do MQ-9 e os pilotos que controlavam à distância decidiram derrubá-lo em águas internacionais do Mar Negro.
Os EUA condenaram a ação dos russos e avaliaram como "imprudente, ambientalmente insalubre e pouco profissional".
Moscou informou que o Su-27 "não usou armas e não teve nenhum contato com o MQ-9 e retornou em segurança para sua base".
Ver essa foto no Instagram
"O drone voou com seus transponders desligados, violando os limites do regime temporário de espaço aéreo estabelecido para a operação militar especial, [que foi] comunicado a todos os usuários do espaço aéreo internacional e divulgado de acordo com os padrões internacionais", ressaltou o ministério da defesa russo.
Por André Magalhães
Publicado em 16/03/2023, às 09h10
+lidas