Danos foram causados no KC-46A durante reabastecimento em voo de um caça F-15 Eagle
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, sigla em inglês) está investigando os danos em um KC-46A Pegasus causados durante uma operação de reabastecimento em voo.
O evento ocorreu no mês passado quando um F-15 estava sendo reabastecido pelo KC-46. Ainda não se sabe a real causa dos danos no avião-tanque, mas investigadores acreditam que houve uma variação de velocidade entre os aviões e lança reabastecedora teria colidido com o KC-46A.
Ver essa foto no Instagram
Na foto acima é possível ver os danos consideráveis na parte traseira do avião, na região da Unidade Auxiliar de Energia (APU, sigla em inglês). Apesar do ocorrido, o avião pousou em segurança em uma base em Nova Jersey, na Costa Leste.
O custo estimando para a manutenção é de US$ 2,5 milhões, mas por ora, a imprensa internacional aponta que não houve relatos de danos no caça F-15. A força aérea dos Estados Unidos não comentou o caso.
O KC-46A Pegasus prevê substituir os veteranos reabastecedores KC-135 e KC-10. Atualmente a USAF conta com cinquenta unidades do KC-46, distribuidos em cinco bases aéreas nos Estados Unidos. Após uma série de falhas ao longo dos últimos anos, a frota já acumulou 6.000 missões de reabastecimento e foi certificada para abaster grande parte dos aviões militares norte-americanos
Ainda assim, o KC-46 ainda está passando por uma série de problemas em vários sensores, o que está causando um certo desconforto nas relações da Boeing e o alto comando militar da USAF.
Por André Magalhães
Publicado em 04/11/2022, às 15h10
+lidas