E-6B Mercury são utilizados pela US Navy como plataforma aérea de comando e controle, e modernização ampliou as capacidades de emprego
A Northrop Grumman entregou o primeiro E-6B Mercury modernizado para a US Navy, a marinha dos Estados Unidos. Ao todo, cinco kits de sistemas foram instalados no avião, que permitirão aumentar as capacidades de comando, controle e comunicação.
Ainda que a US Navy tenha divulgado o processo de atualização dos veteranos E-6B, nenhum detalhe técnico adicional foi fornecido, visto o sigilo das missões realizadas pelo avião.
“A Northrop Grumman está aproveitando a tecnologia de ponta em modernização, apoiando a missão da Marinha de fornecer comando aéreo, controle e comunicações, [de forma] confiável e duradoura entre a Autoridade de Comando Nacional [NCA, na sigla em inglês] e as forças estratégicas e não estratégicas dos EUA, para prontidão de missão persistente", disse Scott Pfeiffer, vice-presidente da Northrop Grumman.
O E-6B cumpre missões de comando, controle, e comunicações aerotransportadas, servido como um posto de comando voador, assim como o E-4 Nightwatch usado pela USAF, a força aérea norte-americana.
O primeiro E-6, ainda da versão A, foi incorporado em agosto de 1989 e atualmente, dois esquadrões operam o modelo, o "Ironmen" do VQ-3 e os "Shadows" do VQ-4.
Por André Magalhães
Publicado em 07/06/2023, às 13h30
+lidas