AERO Magazine
Busca

O fim de uma era

Último Boeing 717 deixou de voar pela Qantas

Dois meses após anúncio oficial, o Boeing 717 deixou oficialmente de operar na Qantas


A aposentadoria do modelo havia sido anunciada em outubro - Divulgação
A aposentadoria do modelo havia sido anunciada em outubro - Divulgação

A Qantas encerrou definitivamente a operação de seus Boeing 717, meses após uma breve reativação. O modelo, que operou por mais de duas décadas no mercado australiano, teve seu uso finalizado com a substituição progressiva pelos Airbus A220.

A informação foi divulgada no site Australian Aviation. Em outubro, a companhia aérea havia anunciado a aposentadoria do modelo com um comunicado oficial que dizia: Hoje marca o fim de uma era para o Grupo Qantas, com o último Boeing 717 da QantasLink transportando passageiros pelos céus australianos pela última vez.”

Após o anúncio inicial, uma aeronave registrada como VH-YQW voltou à ativa em novembro, operando rotas da subsidiária QantasLink devido a problemas de confiabilidade com os Fokker 100 da Network Aviation. Dados do site FlightAware mostram que ela retomou os voos no início de novembro, realizando operações entre Perth (PER) e Paraburdoo (PBO), além de rotas para Sydney (SYD), Hobart (HBA), Canberra (CBR) e Melbourne (MEL), em dezembro.

O VH-YQW foi a última unidade do modelo a sair da linha de montagem da Boeing em Long Beach, em 2006. Na última segunda-feira (30), a aeronave realizou seu último voo de CBR para Brisbane (BNE). A imprensa local informa que ela será destinada a uma escola de aviação na capital de Queensland.

O Boeing 717 chegou à Austrália com a Impulse Airways, antes de sua aquisição pela Qantas em 2001, quando passou a operar pela QantasLink. A aeronave desempenhou papel importante em rotas de menor demanda e na formação da Jetstar, que utilizou quatorze unidades do modelo em seus primeiros anos.

Os 717 têm uma longa história nas frotas da Qantas e da Jetstar. Desde serem as aeronaves que lançaram os primeiros voos da Jetstar em 2004 até atenderem grandes cidades, cidades regionais e o setor de mineração no Oeste como parte da QantasLink por mais de 20 anos, sabemos que nossos funcionários e clientes adoraram voar no 717", disse Rachel Yangoyan, CEO da QantasLink.

A QantasLink está gradualmente introduzindo os Airbus A220 como seus substitutos. Essas aeronaves prometem maior eficiência operacional e conforto aos passageiros, marcando uma nova fase para a aviação regional australiana. No mundo, a  Delta Air Lines e Hawaiian Airlines continuam operando o Boeing 717, mas ambas planejam aposentá-lo em breve.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 06/01/2025, às 09h05


Mais Notícias