AERO Magazine
Busca

A postos

Tripulação perde motor durante a decolagem, mas salva helicóptero de acidente na Austrália

Coordenação e treinamento foram determinantes para recuperação de aeronave em pane


A tripulação de um Sikorsky S-76 operado pela ExxonMobil da Austrália conseguiu evitar um acidente após perder o motor durante a decolagem. Transportando outros dez passageiros, os dois pilotos conseguiram recuperar o controle e a rotação do motor, possibilitando um voo em direção à costa, após chegar a apenas nove metros da superfície do oceano.

A resposta bem-sucedida rendeu um elogiu oficial da Australian Transport Safety Bureau à tripulação: “A interação perfeita dos tripulantes, aperfeiçoada por briefings sobre o que pode dar errado, mostrou mais uma vez ser o caminho para um desenlace bem-sucedido”, afirmou a agência.

O incidente causado por uma fratura de uma das palhetas da turbina de alta pressão ocorreu em 2013, mas apenas agora as autoridades concluíram as investigações Segundo o fabricante do motor, a falha foi causada por uma combinação da fadiga do metal e da deformação devido ao calor; bem como depósitos de oxidação no aparelho.

Recentemente, a ESSO, divisão de distribuição de combustível do grupo ExxonMobil, anunciou que vai substituir sua frota de seis Sikorsky S-76 por quatro helicópteros Leonardo AW139.

Ernesto Klotzel
Publicado em 25/10/2016, às 14h00 - Atualizado em 26/10/2016, às 13h56


Mais Notícias