Força aérea enviou seus B-52, B-2 e B-1 para a Florida e soma das designações é exatamente o número do evento
Trio de bombardeiros da força aérea dos Estados Unidos sobrevoa a abertura do Super Bowl
A força aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), realizou uma passagem baixa com seus três principais bombardeiros durante a abertura do Super Bowl, a final do campeonato de futebol americano.
Este ano foi a 55º edição do Super Bowl, realizado no Ryamond James Statium, na cidade de Tampa, na Flórida, contou com a passagem de um B-52, um B-1B e um B-2. Não por um acaso a soma dos três bombardeiros é 55.
O Super Bowl conta com uma das maiores audiências da televisão dos Estados Unidos, sendo disputado por patrocinadores que pagam milhões por segundos de audiência. As forças armadas norte-americanas tradicionalmente abrem todos os eventos esportivos relevantes do país, e participam ativamente do Super Bowl.
A oportunidade de ganhar destaque no evento é importante para a divulgação dos trabalhos dos militares dos Estados Unidos, por tanto a presença da tríade de bombardeiros, que a soma era exatamente a edição do Super Bowl ajuda a promover a força aérea.
Os aviões que participaram do evento estão baseados em locais distintos dos Estados Unidos, o que exigiu uma coordenação extra para realização do voo. O B-52 Stratofortress partiu da base aérea de Minot, na Dakota do Norte, enquanto o B-1B Lancer saiu da base de Ellsworth, na Dakota do Sul e o B-2 Spirit saiu da base aérea de Whiteman, no Missouri.
O planejamento e coordenação da força de bombardeiros foi também um dos destaques dos comentaristas que transmitiam o Super Bowl, ressaltando a capacidade logística e estratégica dos Estados Unidos.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/02/2021, às 10h00 - Atualizado às 21h57
+lidas