Modernização da Torre de Controle do GRU Airport deverá ser finalizada em outubro
A torre do aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos, está passando por uma modernização em sua infraestrutura e equipamentos. A atualização visa atender a demanda atual e manter o aeroporto na vanguarda tecnológica.
Embora o aeroporto seja operado pela GRU Airport, a torre de controle é administrada pela NAV Brasil, uma empresa estatal, prestadora de Serviços de Navegação Aérea.
O processo de modernização envolveu um complexo processo de mudanças na estrutura atual, exigindo que o controle do tráfego aéreo passasse a operar de uma torre temporária, localizada no topo do prédio administrativo do Terminal 2. O processo foi similar ao adotado pelo aeroporto de Congonhas no passado, onde uma estrutura temporária foi criada.
O aeroporto internacional de São Paulo tem passado por um constante e importante processo de atualização de suas capacidades, que incluiu a substituiu dos quatro Sistemas de Pouso por Instrumento (ILS) e as Estações Meteorológicas de Superfície (EMS), além dos sistemas de controle de balizamento. Ainda serão instalados um novo radar de solo e um sistema de redundância do balizamento de pista.
As modernizações estão sendo realizadas em parceria entre a GRU Airport, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a NAV Brasil. Ao todo, mais de 100 profissionais foram envolvidos no projeto, com prazo estimado para conclusão em outubro de 2022.
Redação
Publicado em 27/06/2022, às 15h15
+lidas