Após mais de 40 anos o A-10 Demo Team realiza sua última apresentação e antecipa o fim dos voos com o A-10C Warthog
O time de apresentações aéreas do A-10 Warthog da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), realizou sua última apresentação ontem (10), em Stuart, na Flórida.
Embora o A-10 Demo Team seja um dos times mais populares da USAF, demonstrando as capacidades e manobrabilidades do A-10 Thunderbolt II (popularmente chamado de Warthog – javali) em exibições de tirar o folego, a aposentadoria iminente do avião motivou a desativação da unidade.
Embora sem um substituto direto, o A-10C será completamente desmobilizado da USAF entre três e cinco anos, em virtude de sua idade avançada e custos crescentes em sua manutenção.
O time de apresentações aéreas começou a ser criado em 1976, quando a base aérea Davis-Monthan, no Arizona, passou a receber seus primeiros A-10A em março de 1976. Desde então, a unidade utilizou as diversas séries do A-10 em suas apresentações, que simulavam inclusive ataques terrestres, com os tradicionais fire wall, a imensa explosão em formato de parede, em shows aéreos nos Estados Unidos.
Além disso, o A-10 Demo Team se tornou um dos principais membros dos voos de formação com aviões clássicos da Segunda Guerra, como parte da Heritage Flight Foundation.
Os primeiros A-10C aposentados já foram enviados para o cemitério de aviões da USAF, coincidentemente estacionados ao lado da base aérea de Davis-Monthan, que abriga grande parte do arsenal aéreo retirado de servico dos Estados Unidos.
Redação
Publicado em 11/11/2024, às 16h00
+lidas