Terremoto de 8,8 na Rússia gera alertas de tsunami no Pacífico e leva ao cancelamento de voos e fechamento de aeroportos em vários países
Um terremoto de magnitude 8,8 registrado na Península de Kamchatka, na Rússia, na noite de ontem (29), provocou alertas de tsunami em diversos países banhados pelo Pacífico, levando à suspensão de voos e fechamento de aeroportos em regiões de risco.
Na madrugada de hoje (30), uma onda de 1,2 metro atingiu a costa de Oahu, no Havaí, segundo a rede britânica BBC. Autoridades ordenaram evacuações para áreas elevadas. A ameaça de ondas maiores afetou operações aéreas nos Estados Unidos, Japão, América Latina e Oceania.
A Hawaiian Airlines suspendeu voos de e para o arquipélago, afirmando estar monitorando os impactos do alerta. A Alaska Airlines, do mesmo grupo, emitiu isenção de taxas para remarcação e alertou sobre possíveis “impactos operacionais”.
Huge waves reached the coastline of Hokkaido in Japan after a magnitude 8.8 earthquake struck off Russia's Far Eastern Kamchatka Peninsula https://t.co/uZy2bkYyKWpic.twitter.com/UlN6eToK7K
— Reuters (@Reuters) July 30, 2025
No Japão, cerca de dois milhões de pessoas foram evacuadas. A Agência Meteorológica do país informou que ondas já atingiram as províncias de Fukushima, Miyagi e Iwate. O aeroporto de Sendai teve sua pista fechada, e companhias como All Nippon Airways, Japan Airlines, Airdo e IBEX Airlines cancelaram voos para Kushiro, Hakodate e Sendai.
Além das operadoras japonesas, as taiwanesas EVA Airways, Starlux Airlines e Tigerair Taiwan também cancelaram voos com destino a Sendai, ampliando o impacto sobre a malha aérea da Ásia-Pacífico.
Diversos países da costa do Pacífico permaneceram sob vigilância, incluindo México, Peru, Equador, Chile, Nova Zelândia e a costa oeste dos Estados Unidos. As autoridades seguem monitorando possíveis réplicas e deslocamentos do mar.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/07/2025, às 08h39
+lidas