AERO Magazine
Busca

Voo urbano

Táxi-aéreo elétrico de dezesseis hélices será testado em Cingapura

Aeronave possui capacidade para duas pessoas e pilotagem autônoma


NBAA-BACE by

A empresa alemã Volocopter pretende iniciar no próximo ano os testes de voo urbanos com seu modelo elétrico em Cingapura. Os primeiros testes com voo autônomo ocorreram em setembro de 2017, em Dubai.

De acordo com o fabricante, o modelo 2X, que possui capacidade para transportar dois ocupantes a uma distância de até 27 km, por cada carga de bateria, possui velocidade de cruzeiro de até 70 km/h.

A Volocopter destaca a operação mais silenciosa de sua aeronave, que lembra um helicóptero, pois o nível de ruído gerado apenas pelas pás das dezesseis hélices não se sobressai aos barulhos comuns em uma grande metrópole.

Com ou sem piloto

O modelo 2X pode ser conduzido por um piloto a bordo ou controlado de forma remota. Os testes autônomos foram bem-sucedidos durante a campanha nos Emirados Árabes, mesmo com maior temperatura ambiente. Os testes de voo em Cingapura servirão para validar e verificar a operação em cenário urbano e vão culminar com uma série de demonstrações públicas.

A Volopter e a autoridade de aviação civil de Cingapura (CAAS) trabalham na determinação dos detalhes finas dos ensaios de voo. A Volocopter efetuou o primeiro teste de voo com a aeronave VC200 no final de 2015, validando alguns sistemas gerais.

A expectativa da Volocopter é viabilizar o uso em massa de veículos aéreos urbanos, que poderão atender as necessidades de deslocamentos nas grandes metrópoles. O conceito inicial prevê um uso similar ao de sistemas como Uber e Lyft, com o usuário acionando o serviço por aplicativo.

Apesar do estágio avançado de testes, há um entrave ainda em torno da certificação do sistema, que depende de um elevado grau de automação para viabilizar seu uso com segurança.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 23/10/2018, às 13h00 - Atualizado em 24/10/2018, às 17h41


Mais Notícias