O primeiro treinamento de operadores do Pelican 2 abre caminho para uso comercial do modelo no agronegócio brasileiro

A Synerjet realizou, na segunda quinzena de setembro, em Goianápolis, em Goiás, o primeiro treinamento de operadores da aeronave autônoma Pelican 2, da norte-americana Pyka. O curso é parte do programa de suporte e introdução da nova tecnologia ao agronegócio brasileiro.
O treinamento foi dividido em módulos teóricos e práticos. A primeira fase contemplou fundamentos aeronáuticos como aerodinâmica, regulamentação, telemetria, meteorologia, automatismo e responsabilidade civil dos operadores de aeronaves remotamente pilotadas.
Os participantes realizaram exercícios em simulador de voo antes da etapa em campo, que será dedicada à operação prática. Uma parceria com a empresa AgroEfetiva introduziu conceitos agronômicos relacionados à aplicação de defensivos agrícolas, regulagem de bicos, vazão e precisão de cobertura.
O Pelican 2 é uma aeronave autônoma de asa fixa projetada para pulverização agrícola de alta precisão. Entre suas especificações destacam-se:
No fim de outubro, será realizada uma nova edição do curso, desta vez aberta a profissionais que desejam se habilitar para operar o Pelican 2. Os aprovados formarão um banco de currículos e poderão ser recomendados aos próximos compradores da aeronave.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 07/10/2025, às 09h21
+lidas