A parceria com uma startup permitirá que a Synerjet traga um avião agrícola autônomo ao país
A Synerjet e a startup Pyka anunciaram na última quinta-feira (30), uma parceria para a introdução do Pelican Spray, uma aeronave agrícola autônoma e 100% elétrica, no mercado brasileiro.
O modelo é o maior Sistema Aéreo Não Tripulado (UAS) autorizado por reguladores da aviação civil dos Estados Unidos para operações comerciais. No Brasil, a aeronave deverá operar sob as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
“A parceria com a Pyka não poderia ter vindo em melhor hora. Agora podemos oferecer aos nossos clientes uma aeronave inovadora, projetada para ser a mais avançada em pulverização agrícola”, disse José Eduardo Brandão, CEO da Synerjet.
Desde a entrega da primeira unidade em 2021, a Pyka expandiu sua atuação na América do Norte e Central. Atualmente, possui uma frota de dez aeronaves agrícolas em operação. “Esperamos vender pelo menos vinte unidades no primeiro ano e aumentar significativamente esse número, com a previsão de que o mercado possa absorver até 100 aeronaves por ano”, disse Mateus Dallacqua, Diretor de Vendas e Inovação da Synerjet.
O Brasil é um dos principais produtores agrícolas do mundo e lidera a exportação de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar. Nos últimos anos, o país superou os Estados Unidos na exportação de algodão. A Pyka prevê entregar as primeiras unidades do Pelican Spray à Synerjet no início de 2026. Os modelos programados para produção em 2025 serão destinados a clientes nas Américas Central e do Sul.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 31/01/2025, às 08h22
+lidas