AERO Magazine
Busca

Falha no rotor

Super Puma é proibido de voar na Europa

Normativa suspendendo operações ocorreu após acidente no Mar do Norte


A agência de segurança para aviação europeia (EASA) notificou a Airbus Helicopter para a imediata suspensão dos voos de toda a frota de Super Puma, incluindo os modelos AS332 L2 e EC225LP.

A ação ocorre semanas após a queda de um EC225 no mar do Norte, na Noruega, que vitimou todos os 13 ocupantes da aeronave. As imagens gravadas por um cinegrafista amador mostraram o conjunto completo do rotor principal se separando do helicóptero.

A normativa inclui a paralização inclusive dos Super Puma empregados em missões de busca e salvamento, o que levou a norueguesa Statoil ASA buscar no mercado uma solução para substituir ao menos temporariamente sua frota, já que muitos são destinados a missões de resgate. O impacto será maior para as britânicas Bristow Group Inc. e CHC Group, especializadas em missões off shore e as maiores operadoras de EC225 no mundo.

O EC225 teve um começo de carreira conturbado. Em 2012, uma falha do eixo da caixa de transmissão principal em dois modelos EC225 que operavam no Mar do Norte levou à suspensão dos voos do modelo na região por vários meses. A liberação das operações ocorreu após a Airbus Helicopters realizar uma série de modificações na caixa do eixo de transmissão e no sistema de lubrificação de emergência da caixa de transmissão principal.

O EC225 é a versão civil do H225M, o qual o Brasil adquiriu um total de 50 aeronaves para uso nas forças armadas e para o transporte do presidente.

Redação
Publicado em 02/06/2016, às 17h00 - Atualizado em 03/06/2016, às 13h59


Mais Notícias