A Satena busca expandir sua frota negociando a chegada de aeronaves de 180 passageiros
A companhia aérea colombiana Satena iniciou ontem (10) as operações entre Bogotá e Caracas, marcando um marco na empresa. Os voos serão realizados, por enquanto, com aeronaves Embraer ERJ145, que em breve serão substituídas por aeronaves maiores.
Em entrevista coletiva, o ministro da Defesa da Colômbia, Ivan Velásquez, anunciou que a companhia aérea que opera sob a órbita da Força Aérea Colombiana pretende incorporar imediatamente duas aeronaves com capacidade para 180 passageiros. O destino dessas aeronaves será cumprir a nova rota entre Bogotá (BOG) e Caracas (CCS).
"É preciso ter aviões com pelo menos 180 passageiros para que a rota Bogotá - Caracas seja lucrativa. O objetivo é que esse itinerário seja coberto, mas o que o presidente da Satena tem que definir é quão imediato será", disse Ivan Velásquez.
Além da ligação entre as duas capitais nacionais, a Satena vai operar a rota entre Barranquilla (BAQ) e Caracas, que está mais em linha com o ERJ145. "Existe a rota Barranquilla - Caracas que pode ser percorrida com aviões Satena, que são 50 passageiros e estão buscando através de um contrato de arrendamento adquirir os aviões necessários para cobrir a rota Bogotá - Caracas", acrescentou Velázques.
Por sua vez, o general de brigada Óscar Zuluaga, presidente da Satena, disse: “Este é o primeiro voo internacional operado pela Satena, a bordo de uma aeronave Embraer ERJ145, com capacidade para 50 passageiros, que terá a possibilidade de viajar da Colômbia para a Venezuela por via aérea após muitos anos.”
A Satena ainda não confirmou quais aeronaves irá incorporar, embora as negociações estejam avançando rapidamente e os aviões possam chegar dentro de um a dois meses. Dependendo das necessidades da companhia aérea, as aeronaves visadas são o Boeing 737-800 ou o Airbus A320-200.
Por Martín Romero
Publicado em 11/11/2022, às 09h12
+lidas