AERO Magazine

Reino das baleiras voadoras

Russos desenvolvem super avião cargueiro para o programa espacial

Derivado do Il-96 avião terá capacidade volumétrica superior ao gigante Antonov 124

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação em 25 de Abril de 2019 às 15:00

Os russos estão trabalhando no projeto de um novo cargueiro de grandes dimensões, voltado para o transporte primário de componentes espaciais. O avião que está sendo desenvolvido a pedido da Roscosmos, a agencia espacial da Rússia, será baseado no Ilyusin 96-500, com uma solução hibrida entre o Airbus Beluga e o Super Guppy.

Um dos destaques é avião poder inclinar até 12º permitindo o embarque de cargas sem a necessidade do uso de elevadores especiais.

A Roscosmos está trabalhando em parceria com a OAK (UAC, na sigla em inglês) para desenvolver o Il-96-500T, que terá a seção superior da fuselagem extensamente modificada e a adoção de uma porta dianteira integral. O modelo será utilizado para transportar seções completas de foguetes para o centro espacial de Vostochny.

Três vistas do Il-96-500T. Desenho em corte mostra as mudanças na fusegagem entre o modelo original (pontilhado em vermelho)  o super cargueiro.Acima comparação da fuselagem entre o Il-96-500T e o Antonov 124 (em roxo)

No total, a OAK pleneja construir 16 Il-96-500T, entre 2026 e 2034, sendo quatro destinados a Roscosmos, outros seis construídos para o Ministério da Defesa, que deve empregar os aviões em transporte de veículos e sistemas de misseis completos, além de outros seis destinados a operação comercial, através da empresa de leasing Ilyushin Finance Co. Esses últimos podem ser utilizados especialmente no transporte de componentes do avião comercial de fuselagem larga CR929, desenvolvido em parceria com a China.

Ainda que a produção do Il-96 esteja ativa, com média de uma aeronave produzia ao ano, possivelmente o avião será desenvolvido a partir de células já construídas, similar a estratégia da Boeing com o 747 Dreamlifter, que foi montado sob aviões que já estavam em serviço. O objetivo será agilizar o projeto e reduzir os riscos, além de aproveitar aviões relativamente novos.

Um dos destaques do Il-86-500T é sua grande capacidade volumétrica, superior ao do Antonov 124, ainda que a capacidade em toneladas seja inferior. O objetivo é utilizar o novo avião em operações que exijam amplos espaço interno, com cargas com baixo peso total, como estruturas de foguetes, que quando não estão abastecidos são relativamente leves.

Também chama atenção a solução do nariz poder inclinar até 12º, como nos modelos An-124 e C-5 Galaxy. A vantagem é permitir o embarque de determinadas cargas sem a necessidade de elevador especial.

O programa tem um custo estimado em 30,3 bilhões de rublos (US$ 475 milhões), com o primeiro voo ocorrendo em meados de 2026, com as primeiras entregas ocorrendo no ano seguinte.

O conceito embora popular é bastante antigo, tendo origem nos anos 1960, quando os Estados Unidos entraram na Corrida Espacial e a recém-criada Nasa, passou a demandar transporte de componentes com grande volume e baixo peso.

PIONEIRO SUPER GUPPY

Super Guppy foi desenvolvido na década de 1960 para o programa espacial da Nasa

O principal modelo criado na época foi o Super Guppy, desenvolvido pela Aero Spacelines, sobre a plataforma básica do C-97 Stratofreighter. Além da extensa mudança estrutural, onde a área superior da fuselagem passou a contar com 7,6 m de largura (a fuselagem do A380, o maior avião comercial da atualidade, possui uma fuselagem com 7,15 m de diâmetro) o avião recebeu inicialmente os motores turbo-hélices Pratt & Whitney T-34-P-7, aumentando sua performance.

Airbus BelugaXL é o maior cargueiro, em volume, em serviço na atualidade

O mais novo membro dos supercargueiros é o BelugaXL, desenvolvido pela Airbus sobre a estrutura do A330, que foi amplamente modificado. A aeronave se destaca por sua enorme área de carga, com mais de 2.200 m³, que conta com comprimento útil total de 45 m e diâmetro de 8 m.


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