AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Avião da Esquadrilha da Fumaça cai durante voo de treinamento em SP

Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça cai em SP durante voo de treinamento; piloto se ejetou e passa bem, segundo a Força Aérea Brasileira


Aeronave A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu em área de treinamento em SP; piloto foi resgatado sem ferimentos, diz FAB - Reprodução/Redes Sociais
Aeronave A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça caiu em área de treinamento em SP; piloto foi resgatado sem ferimentos, diz FAB - Reprodução/Redes Sociais

Um Embraer A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, caiu na manhã de hoje (30), durante um voo de treinamento entre os municípios de Descalvado e Porto Ferreira, interior de São Paulo. O piloto conseguiu se ejetar antes do impacto e não houve feridos.

O acidente ocorreu por volta das 10h30 em área desabitada utilizada para treinamentos, nas proximidades da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, base operacional da esquadrilha. A informação foi confirmada pelo Comando da Aeronáutica, que também esclareceu que duas aeronaves do mesmo modelo participavam da missão.

De acordo com a Aeronáutica, o piloto ejetado está consciente e foi submetido aos procedimentos médicos de praxe após o incidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já enviou uma equipe ao local para iniciar as investigações.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foram mobilizadas para apoiar a operação. A FAB não divulgou detalhes sobre a outra aeronave envolvida ou possíveis danos materiais adicionais.

A Esquadrilha da Fumaça é referência internacional em demonstrações acrobáticas, sendo equipada com unidades do A-29 Super Tucano, fabricadas pela Embraer. 

Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/07/2025, às 16h42


Mais Notícias