Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça cai em SP durante voo de treinamento; piloto se ejetou e passa bem, segundo a Força Aérea Brasileira
Um Embraer A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea, conhecido como Esquadrilha da Fumaça, caiu na manhã de hoje (30), durante um voo de treinamento entre os municípios de Descalvado e Porto Ferreira, interior de São Paulo. O piloto conseguiu se ejetar antes do impacto e não houve feridos.
O acidente ocorreu por volta das 10h30 em área desabitada utilizada para treinamentos, nas proximidades da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, base operacional da esquadrilha. A informação foi confirmada pelo Comando da Aeronáutica, que também esclareceu que duas aeronaves do mesmo modelo participavam da missão.
De acordo com a Aeronáutica, o piloto ejetado está consciente e foi submetido aos procedimentos médicos de praxe após o incidente. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já enviou uma equipe ao local para iniciar as investigações.
Avião da Academia da Força Aérea Brasileira, super Tucano da Esquadrilha Da Fumaça caiu hoje pela manhã na Zona Rural de Porto Ferreira. O Piloto Ejetou. Essas são as primeiras informações
— Portal Leme Digital (@DeivideTvg) July 30, 2025
•
⚜️Siga @portallemedigital para ver mais ☜
(Fonte/Reprodução: @/Piranewsnoticias ) pic.twitter.com/iEzoOcdctb
Equipes do Corpo de Bombeiros de Porto Ferreira foram mobilizadas para apoiar a operação. A FAB não divulgou detalhes sobre a outra aeronave envolvida ou possíveis danos materiais adicionais.
A Esquadrilha da Fumaça é referência internacional em demonstrações acrobáticas, sendo equipada com unidades do A-29 Super Tucano, fabricadas pela Embraer.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 30/07/2025, às 16h42
+lidas