AERO Magazine
Busca

Mais um...

Quarto protótipo do 777X inicia voos de teste

Aeronave fez sua estreia ontem (3) e amplia capacidade de ensaios do programa de certificação


Aeronave ostenta padrão branco de pintura, comum entre protótipos intermediários da campanha de ensaios

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Registros do Flightradar24 mostram que o quarto protótipo do 777-9 decolou pela primeira vez ontem (3), da planta industrial da Boeing em Everett, nos arredores de Seattle.

A aeronave, matriculada como N7779XZ, se une ao programa de ensaios em voo, mantendo o cronograma atual de certificação do maior modelo da família 777.

Ainda que a Boeing não tenha divulgado nenhuma nota sobre o voo, que entra em uma fase avançada de avaliações, o avião é o quarto protótipo a ingressar na fase de ensaios. O primeiro voo do 777-9 ocorreu em 25 janeiro, semanas antes do mundo ser duramente impactado pela pandemia de covid-19.

O cronograma de certificação, que já estava ligeiramente atrasado em relação ao planejamento inicial, sofreu um revés com a drástica redução da atividade do transporte aéreo global, tornando pouco provável que empresas aéreas tenham interesse de receber novos aviões de grande capacidade no curto prazo.

Mesmo diante das incertezas do setor, a Boeing manteve a agenda de ensaios, com o segundo protótipo iniciando sua campanha de voos no dia 30 de abril, seguindo do terceiro avião que voou pela primeira vez no último dia 4 de agosto.

A Boeing poderá atrasar em até um ano a entrega do primeiro 777-9, que deveria entrar em serviço já no próximo ano. A intenção é postergar a produção em série do avião enquanto o setor de transporte aéreo não reagir a crise atual.

  • Receba as notícias de AERO diretamente no Telegram clicando aqui

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 04/09/2020, às 08h00 - Atualizado às 09h01


Mais Notícias