Um protótipo da nave Starship foi desintegrada após oito minutos de seu lançamento, no Texas
Um protótipo da nave Starship, da SpaceX, de propriedade do bilionário Elon Musk, teve uma falha no espaço logo após o lançamento de uma base do estado norte-americano do Texas, na noite da última quinta-feira (16), e se desintegrou.
A queda de seus destroços, que transportava sua primeira carga de teste com satélites simulados, provocou alterações em pelo menos vinte voos que passavam sobre a região do Caribe durante a noite.
Em nota, a SpaceX disse: "Estamos assumindo que a nave foi perdida", indicando que o voo sofreu um grande revés. A espaçonave foi "auto destruída" pelo Sistema de Interrupção de Voo (FDS), uma medida de segurança crítica que permite a destruição remota do veículo caso ele se desvie de seu curso ou represente um risco para a segurança.
Just saw the most insane #spacedebris#meteorshower right now in Turks and Caicos @elonmusk what is it?? pic.twitter.com/a7f4MbEB8Q
— Dean Olson (@deankolson87) January 16, 2025
O objetivo do voo era avançar nos limites da exploração espacial humana, sendo acompanhado por milhões de espectadores. A missão tinha o potencial de representar um importante passo para a exploração de Marte.
A perda de comunicação levanta questões sobre a segurança e a confiabilidade do sistema Starship. A SpaceX ainda não forneceu detalhes sobre a causa da falha, mas o incidente marca um momento crucial no desenvolvimento do foguete, considerado o mais poderoso do mundo.
Several flights over Caribbean Sea are holding due to falling debris from SpaceX’s Starship. Via @airlivenet
— AirNav Radar (@AirNavRadar) January 17, 2025
Several Flights over the Atlantic, near the Turks and Caicos Islands, are being forced to hold or divert due to falling Debris from SpaceX’s Starship Flight 7 which… https://t.co/LfbPEtARN7pic.twitter.com/AX0SnJltY5
A empresa investiga o ocorrido e deve fornecer mais informações nos próximos dias.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/01/2025, às 09h22
+lidas