Após dez anos da escolha do Gripen, em abril começa a produção dos primeiros aviões que serão finalizados no Brasil
Após dez anos da escolha do Gripen NG como o novo caça brasileiro, a previsão é que nos próximos dias comecem a ser produzido no Brasil os primeiros aviões. Por ora, as unidades entregues para a FAB foram produzidos na Suécia, dentro do acordo de compartilhar parcialmente a montagem entre os dois países.
Os novos caças serão montados na unidade da Embraer em Gavião Peixoto, no interior do estado de São Paulo, com quinze, das 36 unidades encomendadas, sendo nacionalizadas.
Segundo Micael Johansson, CEO da SAAB, em entrevista ao jornal O Globo, além dos quinze caças Gripen finalizados em Gavião Peixoto, os trabalhos de montagem de componentes em São Bernado do Campo, região do ABC Paulista, continuam. Estão sendo finalizados na Saab Aeronáutica Montagens o cone de cauda, freios aerodinâmicos e fuselagem dianteira de algumas unidades do Gripen E.
Em dezembro passado foram declarados operacionais os primeiros caças F-39E Gripen da FAB, que estão baseados em Anapólis, em Goiás, sob responsabilidade do 1º Grupo de Defesa Aérea.
Neste ano mais unidades dos aviões chegaram ao Brasil, vindos diretamente da fábrica da empresa em Linköping, na Suécia.
Um dos pontos de maior destaque da aquisição dos aviões de combate foi o contrato de transferência de tecnologia. Empresas como Embraer, Akaer, AEL Sistemas, entre outras, estão inclusas no projeto, ainda que em escalas e participações diferentes e em alguns casos pontuais. Além disso, engenheiros e técnicos brasileiros fizeram cursos específicos na Suécia.
O contrato assinado em 2014, a com custo atualizado de 18,9 bilhões de reais, selecionou o Gripen F-39 para renovar a frota da FAB. O Brasil terá duas versões do caça de geração 4++: o F-39E (monoposto) e o F-39F (biposto).
Ainda na entrevista Micael Johansson, ressaltou o otimismo para a venda do Gripen E para demais países sul-americanos, como a Colômbia. Recentemente Bogotá suspendeu o processo de compra, que tinha o Rafale como favorito.
Um importante assunto da entrevista foram as discussões para um segundo lote para a FAB, bem como a adição de mais quatro unidades ao primeiro lote, cujo processo está em estágio inicial.
Johansson também falou do prazo de entrega dos 36 aviões, previsto para ser encerrado em 2027. Segundo o CEO há conversas sobre o financiamento de longo prazo, mas afirmou "não saber se os aviões serão entregues no prazo".
O executivo ainda marcará presença no mais importante evento defesa e de segurança da América Latina, a Laad 2023, que ocorrerá no Rio de Janeiro, entre os dias 11 e 14 de abril, com a presença de diversas empresas do setor.
Por André Magalhães
Publicado em 10/04/2023, às 16h10
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