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Diretiva de aeronavegabilidade

Problema no trem de pouso foi identificado no Airbus A350

Reguladores europeus determinaram que companhias aéreas corrijam problema no trem de pouso do A350


Companhias aéreas deverão fazer inspeções e substituírem eventuais peças com erros de instalação - Divulgação
Companhias aéreas deverão fazer inspeções e substituírem eventuais peças com erros de instalação - Divulgação

A Agência Europeia para a Segurança de Aviação (Easa) emitiu uma Diretiva de Aeronavegabilidade para corrigir um problema na porta do trem de pouso do Airbus A350-900.

O documento foi publicado na última sexta-feira (10). Nele consta a descoberta de arruelas de índice nas dobradiças principais da porta dos trens de pouso número um e três que foram invertidas na produção, o que pode provocar a perda do objeto durante o voo, se o problema não for corrigido.

As companhias aéreas deverão fazer uma inspeção detalhada das peças e áreas identificadas nas aeronaves, que serão divididas em dois grupos, dependendo do número de série: No grupo um, o procedimento deverá ser feito antes de ultrapassar 9.600 ciclos ou 46.900 horas de voo, e no grupo dois, antes de 16.800 ciclos ou 82.750 horas de voos, o que vier primeiro.

Caso o erro seja detectado, a substituição dos equipamentos deverá ser feita dentro de 500 ciclos ou 3.500 horas de voo, acompanhando a mesma regra da inspeção.

Uma Diretiva de Aeronavegabilidade (AD) é uma notificação obrigatória a um operador de aeronave ou proprietário para abordar condições inseguras em uma aeronave. Geralmente, o documento está associado a um Boletim de Serviço (SB) emitido por um fabricante.

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Por Marcel Cardoso
Publicado em 13/03/2023, às 09h44


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