AERO Magazine
Busca

Pronto para as 12 missões do Hércules

Primeiro KC-390 da FAB realiza voo inaugural

Aeronave de série participará da campanha de ensaios em voo e validará envelope de missão


O primeiro avião de série do KC-390, da Embraer, realizou hoje seu primeiro voo. A aronave deverá ser entregue no próximo ano para a Força Aérea Brasileira (FAB), que é o principal cliente do novo cargueiro.

O avião ainda será utilizado na campanha de ensaios em voo, que inclui voos de validação de suas reais capacidades, atendendo aos requisitos da FAB e da Anac. A obtenção da certificaçãodeverá ocorrer nas próximas semanas. Atualmente o programa KC-390 acumula mais de 1.900 horas de voo.

“Hoje celebramos outro marco importante na produção do KC-390”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático, focada em atender múltiplas missões, de transporte de tropas, ao transporte de cargas, passando por combate a incêndio florestal, reabastecimento em voo, aeromédico, busca e salvamento, entre outros.  O avião ainda poderá atender a missões específicas ainda não estipuladas, como ataque ao solo, patrulha, além de existir a possibilidade de ser vendido no mercado civil.

O programa KC-390 é um dos mais audaciosos projetos aeronáuticos realizados no Brasil, prevendo não apenas renovar os aviões de transporte da força aérea, mas também ingressar no bilionário mercado internacional de aeronaves táticas de até 30 toneladas. Um dos principais mercados é o hoje dominado pelo veterano C-130 Hercules, da norte-americana Lockheed Martin, que conta com centenas de unidades em serviço ativo no mundo, muitos deles com idade superior aos 50 anos.

Embora não seja confirmado, a Embraer poderá lançar uma versão civil no futuro. O foco será substituir aeronaves cargueiras convertidas, como os Boeing 737-300, 757, entre outros. Que além da idade avançada, exigem um amplo suporte em terra para movimentação de cargas.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/10/2018, às 19h30 - Atualizado às 19h58


Mais Notícias