O RX4E é o primeiro avião elétrico a seguir regulamentações que permitem produção em massa
Reguladores da aviação civil da China certificaram, no fim de dezembro, o RX4E, o primeiro avião elétrico do país, um turboélice projetado para acomodar quatro pessoas. Ele foi desenvolvido pela Academia de Aviação Geral de Liaoning (LGAA).
O modelo elétrico é o primeiro projetado conforme as regulamentações CCAR-23, que regem a aeronavegabilidade para aeronaves da categoria normal. O certificado permite o avanço para produção em massa. A aeronave possui uma envergadura de 13,5 metros, comprimento de 8,4 metros e peso máximo de decolagem de 1.260 kg, incluindo 860 kg da estrutura da aeronave.
Alimentada por uma bateria de lítio com capacidade de 70 kWh, o RX4E atinge uma potência máxima de 140 kW, velocidade máxima de 260 km/h e velocidade de cruzeiro de 200 km/h. Com uma autonomia de voo de noventa minutos, a aeronave tem alcance de até 300 km. Sua estrutura utiliza 77% de materiais compósitos de fibra de carbono, além de incorporar tecnologia de troca de baterias.
De acordo com a LGAA, o RX4E pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo treinamento de pilotos, voos recreativos, turismo, monitoramento agrícola e florestal. A principal função da aeronave é conectar áreas com infraestrutura limitada, sendo capaz de operar em pistas de grama ou areia.
O processo de certificação levou cinco anos, e três protótipos acumularam mais de 1.200 horas de voo desde o primeiro teste em 2019. A LGAA planeja explorar uma variante movida a hidrogênio para os próximos anos.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/01/2025, às 08h40
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