AERO Magazine
Busca

Para o Air Race E

Primeiro avião de corrida totalmente elétrico faz primeiro voo

Feito aconteceu na Noruega. Aeronave participará de campeonato em 2023


Rein Inge Hoff

Rein Inge Hoff (à esquerda) foi o pioneiro a pilotar o avião de corrida elétrico | Foto: Airbus/Divulgação

Pela primeira vez, um avião de corrida totalmente elétrico levantou voo. Foi em Tonsberg (ENJB), na Noruega. 

Um Cassitt IIIM modificado foi pilotado por Rein Inge Hoff, o primeiro a conduzir uma aeronave com esta característica no mundo, durante 15 minutos, atingindo uma velocidade de cruzeiro de 180 nós (333 km/h), sem emissões de poluentes e sem ruídos. 

Segundo a Airbus, apoiadora do projeto, eventualmente, a aeronave atingirá velocidades acima dos 400 km/h apenas metros acima do solo enquanto os principais pilotos do mundo participam da série E da Air Race, a primeira competição de aviões totalmente elétricos do mundo, que começa em 2023.

A fabricante está fornecendo às 17 equipes dados de pesquisa e conhecimento do setor para ajudar a impulsionar coletivamente o desenvolvimento de motores elétricos mais limpos, rápidos e tecnologicamente avançados. 

"Quando olhamos para o conceito de mobilidade sustentável, os desafios nos empurram para trabalhar de forma diferente, para ser disruptivo e usar os aprendizados e conquistas de uma mistura de setores. Voar aeronaves usando tecnologias elétricas testadas da indústria automotiva é a prova disso e é uma abordagem que apoiamos plenamente como parte de nossa jornada de eletrificação”, segundo Karim Mokaddem, da Airbus Electrification.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 31/01/2022, às 13h10 - Atualizado às 13h16


Mais Notícias