Força Aérea de Portugal recebe o terceiro KC-390 Millennium e inicia testes do A-29N Super Tucano, ampliando cooperação com a Embraer e modernizando sua frota
A Força Aérea Portuguesa (FAP) recebeu o terceiro KC-390 Millennium e iniciou os testes em voo do A-29N Super Tucano, nova versão da aeronave adaptada aos padrões da OTAN. A entrega e o voo inaugural marcam avanços na parceria entre Portugal e a Embraer, reforçando a modernização e a interoperabilidade da frota militar.
A ocasião foi marcada por um voo em formação com os dois aviões brasileiros, simbolizando a expansão da cooperação entre Portugal e a Embraer. O novo KC-390 faz parte de um contrato para a aquisição de seis aeronaves, com possibilidade de compra de mais dez por aliados europeus e países membros da OTAN, via acordo português.
A nova entrega contribui para a ampliação da capacidade operacional da FAP e consolida o processo de familiarização da tropa com a aeronave, segundo o Major-General João Nogueira, diretor do Programa KC-390.
NEWS | Embraer and Portuguese Air Force (@fap_pt ) celebrate major milestones with delivery of third KC-390 and maiden flight of the A-29N, including a historic joint flight of both aircraft. Read full news: https://t.co/MGeX08iZx7pic.twitter.com/rwevSebtHd
— Embraer (@embraer) July 17, 2025
Já o A-29N Super Tucano, cuja primeira unidade foi encomendada este ano, marca a estreia de Portugal como cliente de lançamento da versão desenvolvida para atender às normas operacionais da OTAN. A encomenda prevê a entrega de doze caças leves.
“O lançamento da campanha de ensaios do A-29N e a entrega do terceiro KC-390 demonstram o avanço da modernização da Força Aérea, reforçando sua interoperabilidade e prontidão”, afirmou Nogueira.
Atualmente o C-390 Millennium já foi selecionado por onze países, incluindo diversos países membros da OTAN, incluindo Hungria, Holanda, Áustria, República Checa, Suécia, Eslováquia e Lituânia.
O A-29 Super Tucano, por sua vez, ultrapassou 600.000 horas de voo e conta com mais de 290 unidades encomendadas por 22 forças aéreas. A versão A-29N incorporará aviônicos e sistemas de comunicação compatíveis com as exigências da OTAN.
Segundo Bosco da Costa Junior, presidente da Embraer Defesa & Segurança, o marco representa um avanço no compromisso com soluções de defesa inovadoras para Portugal. “Estamos orgulhosos de apoiar a FAP com produtos que fortalecem sua capacidade operacional", disse.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/07/2025, às 17h49
+lidas