Nova parceria de cooperação da VoltAero e Sigma Air Mobility promete revolucionar a aviação com aeronaves híbridas-elétricas
A VoltaAero e Sigma Air Mobility assinaram hoje (24), durante o Farnborough International Airshow 2024, um acordo de cooperação para o desenvolvimento de soluções avançadas de mobilidade aérea utilizando aeronaves híbrida-elétricas.
O acordo prevê explorar as capacidades do Cassio da VoltAero, abrindo o potencial para um projeto piloto de demonstração potencial de rotas para aviação eletrificada, além da identificação de eventuais usos do avião como ambulância aérea.
O Memorando de Entendimento (MoU, na sigla em inglês) permitirá alinhar o desenvolvimento da família de aviões VoltAero com sistema de propulsão híbrida-elétrica com a expertise da Sigma Air Mobility como operadora aérea.
A parceria permitirá comprovar a viabilidade da eletrificação na aviação, que atualmente enfrenta diversos desafios e algumas desconfiança por parte de grandes operadores e aeroportos.
"Este acordo permite que a VoltAero e a Sigma Air Mobility se concentrem em soluções realistas de mobilidade aérea regional com a aeronave Cassio e seu sistema de propulsão híbrida-elétrica", explicou Jean Botti, CEO e Diretor de Tecnologia da VoltAero. "Ele chega em um momento em que a indústria da aviação e os setores de transporte estão cada vez mais céticos sobre soluções totalmente elétricas, que levantam mais perguntas do que respostas para o futuro da mobilidade aérea"
O projeto demonstrará as capacidades do Cassio em condições operacionais, enquanto também promove o crescimento e suporte em rotas com potencial de operação comercial. O memorando ainda permite identificar e desenvolver padrões técnicos da indústria para infraestruturas de recarga em aeroportos, instalações e tecnologias relacionadas, juntamente com o potencial de colaboração em modelos operacionais.
"O MoU alinha a ampla expertise em aviação de nossas duas empresas em um caminho pragmático e tangível para o mercado, validando as operações do Cassio e sua infraestrutura e ecossistema com um projeto piloto muito local e simplificado”, destacou Christophe Lapierre, CEO da Sigma Air Mobility.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 24/07/2024, às 16h00
+lidas