AERO Magazine
Busca

AirVenture 2024

Oshkosh terá show aéreo noturno com 500 drones

500 drones devem ser uma das atrações nos dois shows aéreos noturnos no AirVenture 2024, que ocorrerá em Oshkosh


Uso de drones permite realizar uma série de formas e desenhos no céu - Starlight Aerial
Uso de drones permite realizar uma série de formas e desenhos no céu - Starlight Aerial

A 71ª edição da convenção fly-in da Experimental Aircraft Association (EAA), conhecido como AirVenture, planeja um show aéreo noturno com 500 drones, que farão uma apresentação com diversas formas e ilustrações luminosas em perspectiva tridimensional. O evento ocorrerá entre os dias 22 e 24 de julho, na cidade de Oshkosh, nos Estados Unidos.

A presença maciça de drones no cotidiano se tornou uma realidade nos últimos anos, com as aeronaves remotamente pilotadas ganhando maior espaço também em grandes eventos ao redor do mundo. Assim, os drones também serão uma das estrelas dos shos aéreos noturnos em Oshkosh.

A produção será responsabilidade da Starlight Aerial Productions que fará duas apresentações, a primeira na quarta-feira (24) e a segunda no sábado (27).

“Os shows com drones surgiram como uma maneira maravilhosa de adicionar tecnologia, cor e entretenimento aos eventos noturnos e, para nós, é um complemento perfeito para a habilidade e a emoção trazidas aos lendários shows aéreos noturnos de Oshkosh por nossos pilotos e aeronaves acrobáticas”, disse Rick Larsen, vice-presidente de comunidades e programas para membros da EAA, que coordena os recursos e atrações da AirVenture. “Essa adição tornará o show noturno ainda mais memorável em 2024".

A Starlight Aerial Productions, tem sede em Michigan, e recentemente realizou uma apresentação com 400 drones sobre o Detroit durante o jogo do NFL Detroit Lions no NFC Championship Game.

Segundo a empresa, a apresentação de Oshkosh incluirá drones Lumenier ARORA produzidos nos Estados Unidos, equipados com luzes LED que podem criar mais de 4 bilhões de combinações de cores junto com sequências animadas que são sincronizadas com uma partitura musical.

Atualmente as principais companhias norte-americanas tem frisado o uso de tecnologia e produtos nacionais, enquanto assistem uma forte investida de fabricantes estrangeiros, sobretudo chineses, no mercado de alta tecnologia, principalmente de drones.

O primeiro show aéreo com drones em Oshkosh ocorreu em 2018, quando a Great Lakes Drone Company, a controladora da Starlight, deu uma amostra da tecnologia então ainda emergente no segmento de entretenimento. Passados quase seis anos, os shows de drones apresentam inovações que tornam o voo de centenas de drones mais eficiente e capaz de executar formações muito mais complexas.

“Os shows de drones de hoje estão ultrapassando os limites do entretenimento aéreo e criando momentos que deixam uma marca indelével no coração e na mente”, disse Matt Quinn, CEO da Great Lakes Drone Company. “Os shows de Oshkosh celebrarão a engenhosidade humana como um testemunho do espírito inflexível de exploração que a aviação incorpora”.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 14/02/2024, às 17h40


Mais Notícias