Acordo para único aeroporto em Atlanta e parceria com a Delta Air Lines ajuda o terminal ser o mais movimentado do mundo
A cidade de Atlanta, capital do estado da Geórgia, não está entre as mais populosas dos Estados Unidos. Então, como ali pode estar localizado o aeroporto mais movimentado do mundo?
Uma das explicações está em um contrato renovado recentemente entre a Delta Air Lines, terceira maior companhia aérea do mundo, e a Prefeitura, estendendo a parceria por mais vinte anos. A empresa mantém sua sede e seu maior centro de operações (hub) no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson (ATL). Uma das cláusulas do acordo impede a construção de um segundo aeroporto comercial na cidade, diferentemente do que ocorre em metrópoles como Dallas, Chicago e Orlando.
Dessa forma, o poder público municipal e a companhia aérea estão totalmente alinhados e continuarão a se opor à criação de um novo sítio aeroportuário, apesar do antigo debate sobre a necessidade de uma alternativa para os passageiros.
Em 2013, foi anunciado um plano para expandir o Aeroporto Paulding Northwest Atlanta (KPUJ), localizado a 70 km de ATL, para receber voos comerciais. No entanto, os moradores do entorno rapidamente se opuseram ao aumento esperado no tráfego e no ruído das aeronaves, pressionando o condado local para barrar o projeto. Como resultado, a iniciativa foi interrompida por, pelo menos, 25 anos.
Na ocasião, a empresa Nova York Propeller Investments, responsável pelo projeto, acusou a Delta de financiar a organização que mobilizou os moradores e ajudou a eleger representantes contrários ao novo aeroporto. A companhia aérea também teria participado da redação da resolução do condado que impediu o desenvolvimento da obra.
Em resposta, a Prefeitura entrou com um processo contra a Nova York Propeller Investments, alegando que a empresa violou um acordo que proibia a comercialização de voos em KPUJ, o que prejudicaria os empregos e o desenvolvimento econômico proporcionado pelo Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson (ATL).
A Delta é a maior geradora de empregos de Atlanta e impacta a economia da cidade em US$ 35 bilhões (R$ 199,5 bilhões) por ano.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/02/2025, às 09h10
+lidas