Protótipo do G600 já foi entregue às equipes de ensaio em voo
Durante a NBAA-Bace 2016 (Business Aviation Convention & Exhibition of the National Business Aviation Association), que ocorre agora em Orlando, na Flórida, a Gulfstream anunciou que mantém o cronograma adiantado para o primeiro voo do novo G600. O mais novo membro derivado da plataforma G650 deverá completar a nova família de jatos de longo curso da fabricante, composto também pelo G500.
O primeiro protótipo foi entregue às equipes de ensaios em voo do departamento de testes da Gulfstream, em Savannah, na Geórgia, e completou recentemente as avaliações de vibração em solo. A fabricante terá quatro aeronaves dedicadas ao processo de certificação, incluindo um exemplar com interior completo.
O programa G600 acumula mais de 55.000 horas de ensaios em laboratório e o fabricante concluiu no prazo esperado a produção da primeira aeronave e instalação de instrumentação de testes de voo, assim como o primeiro acionamento da aeronave e a realização de testes no solo.
O primeiro voo do Iron Bird, o enorme simulador de sistemas que possibilita verificar quase a totalidade dos sistemas projetados, realizou o “primeiro voo” no início do ano. O uso da plataforma permite às equipes de engenharia realizarem o primeiro voo real com mais de 99% dos dados já confirmados, podendo até decolar pela primeira vez com quase todos os parâmetros de performance já estabelecidos. Além disso, o novo avião deverá se beneficiar de grande parte dos resultados obtidos pelas mais de 1.750 horas de voo dos cinco protótipos do G500.
O G600 terá alcance máximo de 6.200 nm (11.482 km) voando a Mach 0,85, ou 4.800 nm (8.890 km) voando Mach 0.90, enquanto sua velocidade máxima será de Mach 0.925, a mesma do Gulfstream G650 e G650ER, figurando assim entre os aviões civis mais rápidos da atualidade. O G600 deverá entrar em serviço em 2018, um ano antes do previsto inicialmente.
Redação
Publicado em 02/11/2016, às 10h00 - Atualizado em 03/11/2016, às 14h43
+lidas