Falcon 6X mantém cronograma e deverá iniciar campanha de ensaios no início de 2021
Primeiro protótipo do Falcon 6X iniciou testes de solo e se prepara para o primeiro voo
A francesa Dassault Aviation avançou em direção ao primeiro voo do Falcon 6X, planejado para ocorrer no início de 2021. O cronograma não sofreu grandes alterações mesmo com a epidemia de coronavírus.
A primeira aeronave de pré-produção, que participará da campanha de certificação, foi energizada e iniciou os testes em solo. Os outros dois aviões que vão participar dos ensaios em voo estão em estágios avançados de montagem. A certificação e a entrada em serviço estão definidas para 2022, de acordo com o cronograma original.
A segunda aeronave recentemente teve suas asas montadas à fuselagem e a terceira aeronave está nos estágios iniciais da montagem final. Cada unidade receberá um conjunto especial de instrumentação, voltado para cumprir as etapas previstas nos testes de voo. O primeiro avião será utilizado para realizar testes aerodinâmicos, de desempenho e de sistemas.
O segundo acompanhará os ensaios de performance e sistemas, enquanto a aeronave no. 3 receberá um interior completo para avaliar a funcionalidade do sistema, acústica, fluxo de ar, conforto e outros fatores. O terceiro avião voará com interior praticamente completo, com móveis, sistemas ambientais, eletrônicos e outros equipamentos que estão atualmente sendo testados em uma plataforma em solo antes da instalação na aeronave.
“Trazer o Falcon 6X para o mercado dentro do cronograma é uma das principais prioridades da empresa. Nossa equipe de planejamento e produção tem sido diligente e engenhosa na adaptação de procedimentos às novas diretrizes sanitárias para manter esse programa funcionando sem problemas ”, disse Eric Trappier, Presidente e CEO da Dassault Aviation. “Nossos fornecedores também fizeram esforços extraordinários para nos apoiar. Somos gratos a todos eles”.
Os testes dos sistemas elétrico, hidráulico e de combustível foram concluídos, enquanto os ensaios de controle de voo digital foram iniciados, assim como os testes estruturais de fadiga e tolerância a danos. Este ciclo de teste será posteriormente estendido para incluir avaliações de estresse até os limites máximos de carga projetados e além. Nesta fase é onde ocorre a esperada destruição de componentes estruturais, quando os limites são extrapolados e os engenheiros conseguem confirmar com exatidão o momento e o local de falha dos materiais.
A Dassault confirmou que a produção de peças de ciclo de produção serializada começou, permitindo avançar na montagem dos primeiros aviões que serão entregues a clientes de todo o mundo.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 13/07/2020, às 17h00 - Atualizado às 17h12
+lidas