AERO Magazine
Busca

Um clássico novo

Novo avião regional D328eco recebe primeiro contrato

Contrato para o D328eco é uma intenção de compra para cinco unidades assinado pela alemã Private Wings


O D328eco utiliza a mesma estrutura básica do Dornier 328 que saiu de linha em 2000 - Deutsche Aircraft
O D328eco utiliza a mesma estrutura básica do Dornier 328 que saiu de linha em 2000 - Deutsche Aircraft

A Deutsche Aircraft assinou com a Private Wings uma Carta de Intenções (LoI, na sigla em inglês) para a de cinco aviões regionais D328eco, que serão configurados com 40 assentos em classe única.

A parceria foi anunciada durante a cerimônia de inauguração da linha de montagem final do D328eco no aeroporto de Leipzig/Halle, na Alemanha.

“Por ocasião da cerimônia de inauguração de nossa linha de montagem final, temos o grande prazer de anunciar que a Private Wings, uma operadora alemã estabelecida e atual operadora da família de aeronaves D328, é nosso primeiro cliente para o novo D328eco”, destacou Anastasija Visnakova, vice-presidente de vendas e marketing da Deutsche Aircraft.

A Private Wings, uma companhia aérea com sede em Berlin Schoenefeld e operações no aeroporto de Ingolstadt, sendo especializada em voos corporativos, e operações fretadas para eventos e equipes esportivas. Atualmente a empresa opera com uma frota de nove turboélices Dornier 328, um jato Dornier 328 e um Beech 1900D.

O novo D328eco se destaca por contar com uma série de soluções que prometem tornar a operação mais sustentável, com menor menor consumo de combustível e emissões de gás carbônico. Entre os destaques estão os motores Pratt & Whitney PW127XT-S, projetados para operar em 100% SAF power-to-liquid (PtL), o que pode reduzir as emissões em até 95%.

O D328eco é baseado no clássico avião regional Dornier 328, produzido entre 1991 e 2000, quando teve 217 unidades fabricadas. A plataforma básica foi alongada e 2 metros, tendo 23,3 metros de comprimento, o que tornou possível transportar dez passageiros a mais que a versão original.

Uma das preocupações dos engenheiros foi manter a célula robusta, capaz de operar em pistas curtas e não pavimentadas. O projeto recebeu uma série de melhorias, como os novos motores e um cockpit baseado na suíte Garmin Companion integrada, ampliando a capacidade de operação do modelo.

“Vemos o D328eco como uma grande adição à nossa frota existente de dez aeronaves Dornier 328. O D328eco é um passo natural para a Private Wings, pois procuramos expandir nossos negócios e frota e buscamos a solução operacionalmente mais eficiente e sustentável para atender às necessidades do mercado”, disse Peter Gatz, CEO da Private Wings.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Banner

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/05/2023, às 15h50


Mais Notícias