Certificado ETOPS 285 amplia raio de ação dos modelos e foi obtida logo após o início das operações regulares
As autoridades de aviação da Europa aprovaram as operações ETOPS para o Airbus A330-900, com alternativas acima dos 180 minutos. A certificação ocorre após uma série de atrasos do modelo, que agora poderá voar praticamente a totalidade das rotas onde o A330 é utilizado.
O A330neo é equipado com motores Rolls-Royce Trent 7000, que recebeu uma série de soluções empregadas no Trent XWB, desenvolvido para o A350. A aprovação inclui certificação ETOPS 180, nas especificações básicas da aeronave, e também agora abrange a opção de longo curso para ETOPS 285, que amplia em mais de 1h30 a distância entre alternativas, em relação ao modelo básico. Os operadores que optarem pelas operações ETOPS 285 poderão servir novas rotas não-limitantes, em especial voos transpacíficos. Já os operadores que voam rotas com distâncias entre alternativas correspondentes aos 180 minutos, poderão optar por voos mais diretos e econômicos, atendendo basicamente a totalidade das rotas dentro do mercado atual da família A330.
O A330neo recebeu uma série de melhorias em relação aos modelos de primeira geração, com destaque para as novas asas otimizadas em 3D, que possuem maior envergadura e fazem amplo uso de material composto, além de contarem com novos dispositivos Sharklets, na ponta. Estes avanços combinados resultam em um alcance maior e uma redução de 25% no consumo de combustível, quando comparado a modelos mais antigos.
Em 2009, a família Airbus A330 se tornou pioneira ao conquistar o certificado ETOPS além de 180 minutos, concedidos pela EASA. Desde então estes bimotores acumularam mais de 20 milhões de horas de voos com certificações especiais de ETOPS.
Por Ernesto Klotzel
Publicado em 28/01/2019, às 15h00 - Atualizado às 16h00
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