AERO Magazine
Busca

A caminho de Marte

Nasa prepara nave tripulada com capacidade para ir além da Lua

Programa Orion é o primeiro projeto após a Apollo a realizar missões no espaço profundo


A Nasa recebeu o módulo de serviço para o programa Orion, que deverá levar astronautas além da órbita baixa pela primeira vez após as missões Apollo. O chamado de ESM (European Service Module) foi construído pela Airbus sendo responsável por propulsão, força e controle térmico, além de garantir água e oxigênio aos astronautas em missões futuras.

O ESM será instalado embaixo do módulo de comando, que está sendo produzido nos Estados Unidos. O programa Orion passou a contar com apoio da agência espacial europeia, que busca permitir viagens espaciais além da estação espacial. A Orion permitirá levar o ser humano a distâncias mais longas do que jamais antes atingidas. A nave transportará quatro astronautas, garantindo suporte à vida para a tripulação durante a viagem. A NASA utilizará a missão além da Lua para desenvolver sua capacidade de levar humanos até Marte, dando início assim a uma nova era de voos tripulados.

O ESM tem formato de um cilindro com cerca de quatro metros de diâmetro e de altura. Similar ao European Automated Transfer Vehicle (2008 – 2015), construído também pela Airbus, o ESM possui um arranjo de painéis solares único, com quatro asas, que chegam aos 19 metros de envergadura quando montadas, que gera energia suficiente para alimentar até duas casas médias na Terra. O módulo transporta 8,6 toneladas de combustível, suficientes para fazer funcionar o motor principal e 32 propulsores menores.  

No momento do lançamento, o ESM pesará pouco mais de 13 toneladas. Além da sua função como principal sistema de propulsão da espaçonave Orion, o ESM será responsável por manobras orbitais e controle posicional. Por fim, o módulo de serviço não é pressurizado, podendo ser utilizado para carregar cargas adicionais.

O lançamento da primeira nave Orion, acontecerá em meados de 2020, dentro da Missão de Exploração I. Essa missão não-tripulada levará a espaçonave para mais de 64.000 km além da Lua, com o intuito de demonstrar a capacidade da espaçonave e do próprio programa. A primeira viagem tripulada, a Missão de Exploração II, está marcada para ocorrer em 2022.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 05/11/2018, às 16h00 - Atualizado às 17h28


Mais Notícias