AERO Magazine
Busca

Nova tinta da NASA

NASA descobre tinta que reage com o oxigênio mudando de cor

Mudança de cor indica partes sob intensa pressão após lançamento de foguetes


O Centro de Pesquisas Ames da NASA descobriu que pode utilizar a tinta para identificar partes de foguetes que estão sendo objeto de esforços exagerados de pressão enquanto aceleram para atingir velocidades supersônicas. 

O produto chamado “ Tinta Sensível a Pressões Variáveis” reage com o oxigênio para criar luz, fazendo com que as partes do foguete sob maior esforço exibir um vermelho brilhante, durante as simulações. Ao estudar estes pontos, a NASA pode refinar seus projetos para minimizar ou eliminar os pontos problemáticos eliminando a possibilidade de ruptura do foguete em voo. 

Na verdade, a tinta não é aplicada em foguetes operacionais; o produto, de cor rosa é aplicado levemente em um modelo em escala, colocado em túnel de vento que cria as fortes pressões atmosféricas que incidem sobre foguetes e mesmo aeronaves. 

A NASA já havia utilizado tintas sensíveis à pressão sem um resultado útil quanto às flutuações das mesmas. Com o novo revestimento e testes realizados em túnel de vento, sob luz ultravioleta e grande número de câmeras, a mudança de cores aparece rapidamente, em detalhes: as partes com pressões abaixo da média aparecem em azul e aquelas flutuantes e de grande intensidade brilham em vermelho.

À primeira vista, o novo produto não parece tão diferente da antiga tinta sensível a pressão. De perto, nota-se um grande número de poros, que permitem maior contato do ar com a tinta. Os poros provocam uma reação rápida do oxigênio com a tinta, permitindo imagens muito mais nítidas dos efeitos da flutuação das pressões.

Ernesto Klotzel
Publicado em 30/01/2017, às 19h09 - Atualizado às 19h15


Mais Notícias