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Museu Asas de um Sonho expande acervo com aeronaves raras e parceria histórica

Novo acordo com a Fundação Santos Dumont permitirá a exibição de aviões históricos e impulsionará o projeto do Museu


Parceria amplia o acervo de aeronaves do Museu Asas de um Sonho e projeta o futuro dos museus aeronáuticos no Brasil - Edmundo Ubiratan/AERO Magazine
Parceria amplia o acervo de aeronaves do Museu Asas de um Sonho e projeta o futuro dos museus aeronáuticos no Brasil - Edmundo Ubiratan/AERO Magazine

O Museu Asas de um Sonho anunciou que celebrará, no dia 1º de fevereiro, um acordo que permitirá a ampliação de seu acervo permanente. A assinatura do termo de cooperação técnica com a Fundação Santos Dumont, que por anos foi responsável pelo museu de aviação no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, prevê a ampliação do comodato de um importante acervo de aeronaves raras.

Os aviões pertencentes à fundação poderão ser exibidos no Museu Asas de um Sonho, e existe também a possibilidade de, no futuro, integrarem o MAPA, o Museu Aeroespacial Paulista, que será desenvolvido em parceria com a FAB (Força Aérea Brasileira).

“Este acordo é um passo essencial para assegurar que as futuras gerações possam aprender e se inspirar no legado deixado por grandes pioneiros da aviação”, disse Marcos Amaro.

O MAPA é uma iniciativa do Museu Asas de um Sonho, em conjunto com a FAB, para expandir a coleção e criar um segundo local de exposição, que será instalado no Aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo.

Na solenidade de assinatura do acordo, estarão presentes Marcos Amaro, responsável pela retomada do Museu Asas de um Sonho, e Paulo Roberto Pertusi, major-brigadeiro e diretor-presidente da Fundação Santos Dumont.

“As instituições, promovendo ações de mútua cooperação, poderão dar importantes contribuições para o Brasil em diversos campos de atuação, especialmente nos relacionados à realização de exposições permanentes e itinerantes, à promoção de cursos, seminários e eventos culturais, à produção de livros, de material educativo e à implantação de outros museus de aviação no país”, destacou Pertusi.

Entre as aeronaves que fazem parte do acordo estão:

  • Cessna 140 (Ada Rogato)
    Ada Rogato foi uma das maiores aviadoras do Brasil e pioneira na aviação mundial. Primeira mulher a obter licença de piloto agrícola e uma das primeiras a realizar um voo solo transcontinental, Ada marcou a história com seu espírito aventureiro e determinação. O Cessna 140, usado em muitas de suas travessias, é um símbolo de sua contribuição para a aviação e será uma das peças centrais da exposição no Museu Asas de um Sonho em Itu. 
  • Curtiss Wright CW-16
    Este biplano, fabricado nos anos 1930, é um dos exemplares mais raros da aviação mundial. Utilizado para treinamento militar, o CW-16 contribuiu significativamente para a formação de pilotos que atuaram na Segunda Guerra Mundial, tornando-se uma peça histórica de grande relevância. 
  • Gloster Meteor
    O primeiro caça a jato operacional da Força Aérea Brasileira, o Gloster Meteor representa um marco na transição para a era dos aviões a jato. Introduzido na FAB nos anos 1950, este modelo desempenhou papel crucial no desenvolvimento da aviação militar no Brasil.
  • Jahú (Savoia S-55)
    A aeronave homenageia o voo histórico liderado por João Ribeiro de Barros em 1927, quando, a bordo do Jahú, tornou-se o primeiro sul-americano a cruzar o Atlântico sem escalas. Este feito simboliza a coragem e o pioneirismo da aviação brasileira. Famoso por sua configuração de dupla fuselagem e voos transatlânticos, o Savoia S-55 é um marco da aviação italiana que encontrou relevância na história da aviação global. Foi amplamente utilizado em missões de exploração e transporte de longa distância.
  • Republic P-47 Thunderbolt
    Caça norte-americano amplamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, inclusive pela FAB, em missões de combate na Itália. Reconhecido por sua robustez e poder de fogo, o P-47 Thunderbolt tornou-se um ícone da aviação militar.
  • Wacco CSO
    O Wacco CSO é uma raridade que integra o acervo como representante das primeiras aeronaves usadas em treinamentos e reconhecimento. Sua história remonta às origens da aviação e seu papel na evolução tecnológica do setor.  Este exemplar, fabricado em 1927, foi utilizado durante a Revolução Constitucionalista de 1932.

Saiba mais...

Museu Asas de um Sonho – Centro Cultural Fábrica São Pedro

  • Rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, Itu
  • Funcionamento: de quarta a domingo das 11h às 17h. 
  • Valores
    FAMA+Museu Asas de um Sonho: de quinta-feira a domingo R$ 25,00 e meia-entrada de R$ 15.
    Apenas o Museu Asas de um Sonho: R$15,00
    Às quartas-feiras a entrada é grátis

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 27/01/2025, às 10h00


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