AERO Magazine
Busca

Mudança de rumo

Mudança de estratégia leva China Southern deixa a SkyTeam

Empresa analisa novas parcerias e recebe aporte financeiro da American Airlines


A chinesa China Southern deverá ser a primeira empresa a abandonar a aliança SkyTeam. A companhia baseada em Guangzhou, afirmou que a decisão é baseada na estratégia de desenvolvimento baseada em uma nova tendência de cooperação global.

O objetivo é explorar a possibilidade de estabelecer novas parcerias com empresas aéreas de todo o mundo, promovendo cooperações bilaterais e multilaterais. A estratégia de alianças globais dificulta a formalização de parcerias fora das empresas membros, o que levou a China Southern optar por se desvincular da SkyTeam.

A saída será feita de forma gradual, de forma a não gerar impacto para clientes e nas operações comerciais. A decisão da empresa segue as informações de 2017, onde a China Southern passou a estudar a possibilidade de deixar a SkyTeam, ao mesmo tempo em que a American Airlines, da aliança One World concluía um investimento de US$200 milhões para uma participação de 2,68% na empresa aérea chinesa, concluído em agosto. A gigante norte-americana está confiante em ampliar a cooperação com a China Southern após a inauguração do aeroporto internacional de Daxing, em Beijing em 2019. A China Southern também assinou um acordo de compartilhamento com a British Airways, além de contar com um arranjo semelhante com a Qantas.

Recentemente a empresa também anunciou planos de voar para a América do Sul.

Por Ernest Klotzel
Publicado em 21/11/2018, às 15h00 - Atualizado às 16h11


Mais Notícias