AERO Magazine
Busca

Ultimato

Ministério Público pede a falência de todo o grupo Itapemirim

Três aeronaves já foram devolvidas aos arrendadores


Airbus A320 da Itapemirim

Empresa de arrendamento já solicitou a devolução de três Airbus A320-200, como o PS-MGF | Foto: Divulgação.

O Ministério Público de São Paulo pediu à Justiça a falência do grupo da Itapemirim, inclusive a da companhia aérea que deixou de voar no último dia 17 de dezembro, depois de quase seis meses de operações.

O pedido foi feito antes do recesso do judiciário e inclui também o bloqueio dos bens e o afastamento de Sidnei Piva, presidente do grupo, que, mesmo sob recuperação judicial desde 2016, deu prosseguimento à criação da Itapemirim Transportes Aéreos.

Em nota à Agência Brasil, o grupo Itapemirim informou que as alegações feitas pelo MP-SP são ‘fantasiosas’. “O promotor não apresenta provas das acusações que faz, visto que, em toda a ação, o órgão apenas suscita dúvidas quanto à lisura da administração do Grupo Itapemirim”.

No fim de dezembro, a empresa de arrendamento de aeronaves norte-americana Carlyle Aviation Partners solicitou a devolução de três Airbus A320-200 (PS-AAF, PS-MGF e PS-SFC), entregues entre os meses de junho e setembro. A companhia havia dito anteriormente que estas unidades seguiriam para os Estados Unidos para procedimentos de ‘manutenção’.

A Itapemirim pode ainda receber uma multa de até R$ 11 milhões do Procon de São Paulo, que também estuda responsabilizar criminalmente os responsáveis pela suspensão das operações, por conta dos transtornos causados a poucos dias das festas de fim de ano.

  • Receba as notícias de AERO diretamente das nossas redes sociais clicando aqui

Marcel Cardoso
Publicado em 05/01/2022, às 12h50 - Atualizado às 13h00


Mais Notícias