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Tecnologias em Xeque

Metade dos aviões nos EUA podem sofrer interferência do 5G

Tecnologia de comunicação poderá impedir pouso por instrumentos em ao menos uma centena de aeroportos


Airbus A220 da Delta Air Lines

Sistema de pouso por instrumentos opera em uma faixa de frenquência próxima da usada pelo 5G  | Foto: Divulgação

O uso da tecnologia 5G continua causando sérios problemas para o transporte aéreo. A proximidade das faixas de operação entre a comunicação móvel e os sistemas de pouso por instrumentos se tornaram críticos nos Estados Unidos.

A FAA, a autoridade de aviação civil dos Estados Unidos, acredita que ao menos 55% da frota comercial ficará impedida de realizar pousos por instrumentos em dezenas de aeroportos onde o 5G em Banda-C estará operacional a partir do dia 19.

A nova tecnologia de comunicação está afetando diretamente a operação dos sistemas de pouso por instrumentos nos aeroportos e sistemas embarcados em aviões, em especial o Boeing 787, que conta com radioaltímetro de nova geração e que foi projetado para trabalhar em uma faixa de frequência agora muito próxima da esperada pelo 5G.

A tecnologia deverá afetar ao menos 88 aeroportos, dos quais 48 poderão operar com algumas limitações, inclusive do tipo de aeronave liberada para pousos por instrumentos.

Um dos temores é que o 5G deverá impedir pousos por instrumentos em operações de baixa ou nenhuma visibilidade, conhecidos como CAT II e CAT III. Com a limitação milhares de voos poderão ser cancelados ou desviados, especialmente no inverno.

Por ora, a FAA liberou menos da metade da frota comercial a operar em aeroportos onde o 5G estará operacional, afetando assim milhares de operações diárias.

“Mesmo com as aprovações concedidas pela FAA as companhias aéreas dos EUA não poderão operar a grande maioria dos voos de passageiros e de carga devido às restrições de voo relacionadas com 5G, a menos que [alguma] ação seja tomada antes da planejada entrada em funcionamento em 19 de janeiro”, disse o grupo de Ailines for America, associação que representa as maiores empresas aéreas do país.

As empresas de telecomunicações AT&T e Verizon assinaram um memorando concordando em criar zonas de buffer ao redor dos aeroportos por um período de seis meses. A intenção é buscar uma solução para contornar os problemas causados pelo 5G. Os EUA adotaram o 5G trabalhando na faixa de 3.700 a 3.800 Mhz enquanto os sistemas aeronáuticos atuam na frequência entre 4.200 a 4.400 Mhz.

Em dezembro a Boeing e Airbus já haviam protocolado na Casa Branca um pedido para revisão do uso da tecnologia 5G e das faixas de frequência autorizadas.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 17/01/2022, às 10h49 - Atualizado às 11h01


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