AERO Magazine
Busca

Olhos no mar

Marinha dos EUA realiza testes com radar italiano

Helicóptero não tripulado MQ-8C recebeu o sistema AN/ZPY-8 produzido pela Leonardo


Baseado no Bell 407 o MQ-8C Fire Scout é um dos mais avançados helicópteros não tripulados dos Estados Unidos

A Marinha dos Estados Unidos (US Navy) iniciou os testes de voo do MQ-8C Fire Scout equipado com o radar Leonardo AN/ZPY-8, que aumenta significativamente a detecção e o rastreamento de alvos pela aeronave não tripulada.

Os ensaios contam com o apoio da Northrop Grumman, uma das contratadas pelo programa de modernização do sistema, e afirmou que obteve sucesso no primeiro voo da aeronave com o novo radar.

LEIA TAMBÉM

O radar AN/ZPY-8 amplia a capacidade do Fire Scout de empregar simultaneamente vários modos de uso, suportando os requisitos de inteligência, vigilância e reconhecimento da US Navy. Um dos objetivos é preparar a plataforma para atender a futuros requisitos ainda não existentes, evitando a necessidade de uma modernização constante e reduzindo assim os custos.

O MQ-8C Fire Scout é um helicóptero não tripulado da marinha norte-americana que iniciou sua capacidade operacional em junho de 2019 e está programado para ser implantado e declarado plenamente operacional em 2021. O modelo está em testes desde meados de 2013, quando gradualmente ampliou o perfil de missões e agora receberá o avançado sistema de radar AN/ZPY-8.

O helicóptero não tripulado é baseado no Bell 407 e tem atualmente como função missões de reconhecimento aéreo e apoio as operações terrestres e navais, sendo uma versão atualizada do seu antecessor MQ-8B, baseado no Schweizer 333 SP.

Por Gabriel Benevides
Publicado em 14/05/2020, às 10h30 - Atualizado às 11h29


Mais Notícias