AERO Magazine

Voo sereno

Sistema que ajuda reduzir a turbulência é destaque no jato de negócios da Embraer

Praetor 600 possui sistemas eletrônicos de controle de voo e ampla cabine de passageiros

Por: Edmundo Ubiratan | Imagem: Divulgação em 18 de Abril de 2019 às 21:30

A Embraer recebeu o Certificado de Tipo para o novo Praetor 600, concedido pela Anac. Lançado em outubro do passado durante a NBAA-BACE (National Business Aviation Association’s Business Aviation Conference and Exhibition), que ocorreu em Orlando, nos Estados Unidos, o novo avião de negócios do fabricante brasileiro da categoria super médio é o primeiro do tipo certificado desde 2014.

O Praetor 600 é derivado direto do Legacy 500, recebendo uma série de aperfeiçoamentos, como maior alcance, podendo voar mais de 4.000 nm (7.400 km) em velocidade de cruzeiro de longo alcance, ou mais de 3.700 nm (6.800 km) a Mach .80, podendo ainda operar em pistas com apenas 1.371 metros.

O alcance permite o avião voar sem escalas entre São Paulo e Miami ou Nova York e Londres, com quatro passageiros e reservas NBAA IFR. Outro destaque do modelo é dispor de controles digitais, com tecnologia full fly-by-wire e redução ativa de turbulência, tornando cada voo não apenas o mais suave, mas também o mais eficiente possível. O sistema funciona através da atuação dos spoilers, superfícies aerodinâmicas nas asas, que atuam de  de forma a manter as forças dentro do projeto original. Essa solução só foi possível graças ao uso de fly-by-wire, que permite ao avião controlar de forma automática a atuação do sistema.

A redução de turbulência ativa é combinada com uma altitude de cabine de 5.800 pés (1.740 m). Na versão padrão o Praetor 600 conta com oito poltronas totalmente reclináveis ​​podem ser acomodadas em quatro camas.

O Praetor 600 conta com a suíte de aviônicos Pro Line Fusion, da Collins Aerospace, com o exclusivo recurso de exibição vertical de meteorologia, alerta situacional similar ao de controle de tráfego aéreo com ADSB-IN e a capacidade preditiva do radar de identificação antecipada de cisalhamento de vento, assim como o E2VS (do inglês Embraer Enhanced Vision System) com HUD (do inglês, Head-up Display) e EVS (do inglês, Enhanced Vision System), Sistema de Referência Inercial (do inglês, Inertial Reference System) e Sistema de Orientação de Visão Sintética (do inglês, Synthetic Vision Guidance System).


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