AERO Magazine
Busca

Indústria

Mais de 120 helicópteros farão a segurança na Copa do Mundo

Maior parte da frota é composta por modelos da Helibras


Foto: Helibras/Felipe Christ

Durante os dias da Copa do Mundo, mais de 120 helicópteros estarão envolvidos na segurana do mundial, sendo operados pelas Forças Armadas e pelas Secretarias de Segurança Pública estaduais.

Entre as aeronaves de grande porte, serão utilizados pela FAB quatro EC725 Super Cougar, sendo dois deles em configuração de tropa, para segurança e patrulha, e outros dois destinados ao transporte de autoridades.

A FAB também poderá contar com quatro Super Pumas, modelo utilizado nas missões executadas pela Força durante a visita do Papa Francisco ao Brasil no ano passado, com o qual o pontífice também realizou seus deslocamentos. Duas unidades do modelo biturbina médio EC135 T2 também estarão aptos para as atividades de patrulha e transporte. Essas aeronaves, produzidas na França, receberam serviços de finalização e acabamento na unidade da Helibras, em Itajubá, MG.

A Aviação do Exército terá de prontidão 55 dos 82 helicópteros da Helibras, dos modelos Cougar, EC725, Fennec e Pantera. O Fennec é a versão militar equipada para combate do helicóptero Esquilo.

A Helibras se orgulha em ter seus helicópteros operando em todas as instâncias de segurança e defesa do país e de estar presente num grande evento mundial como este, com mais de 120 aeronaves de nossa marca escolhidas pelos operadores para as atividades de segurança e transporte”, afirma Eduardo Marson, presidente da Helibras. 

Já os grupamentos aéreos de Polícia e Corpo de Bombeiros das 12 cidades-sede da Copa vão disponibilizar um total de 57 helicópteros, cerca de 50% de suas frotas somadas. As corporações operam, em sua maioria, aeronaves da família Esquilo com sistema de vigilância aérea, composto de imageador térmico de longo alcance, gravador de imagens e downlink de imagens em tempo real, o que aumenta a capacidade de detecção e identificação de alvos e ilícitos.

Redação
Publicado em 26/05/2014, às 17h00 - Atualizado às 23h59


Mais Notícias