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Inspeção em motores

Mais de 10 Airbus A320 da Turkish Airlines ficarão em solo até o fim do ano

Aeronaves da Turkish Airlines são equipadas com motores PW1100G, com suspeita de contaminação em peças


A previsão é de que a inspeção dure até o fim do ano. Mais de 700 motores da Pratt & Whitney passarão por revisão até 2026 - Divulgação
A previsão é de que a inspeção dure até o fim do ano. Mais de 700 motores da Pratt & Whitney passarão por revisão até 2026 - Divulgação

A Turkish Airlines irá suspender temporariamente a operação de mais de dez de seus Airbus A320, por conta de problemas com os motores PW1100G, da Pratt & Whitney.

As aeronaves passarão por inspeção, a pedido do fabricante, devido a suspeitas de que algumas peças estariam com metal contaminado, o que acarretaria a formação de rachaduras na estrutura. O problema decorre de uma rara condição do pó metálico utilizado para a produção de certas peças do disco da turbina de alta pressão nos motores produzidos entre 2015 até o início de 2021.

Em nota, a companhia aérea informou que a quantidade de unidades que passarão pelo procedimento pode aumentar. "Nossa expectativa é aterrar de 11 a 12 aeronaves até o final do ano, mas devido às incertezas no processo, existe a possibilidade de que esse número seja revisado para cima."

Conforme AERO Magazine já informou, a Pratt & Whitney estima que entre 600 a 700 motores serão removidos para inspeção nos próximos três anos, deixando em média uma frota de 350 aviões da família A320neo em solo até 2026 e que a empresa prevê que a maioria dos reparos ocorra até o início de 2024.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 27/09/2023, às 07h53


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