Negócios da aviação de negócios

Maior feira de aviação de negócios na América Latina acontece semana que vem em SP

Labace se consolida no calendário internacional, reunindo os principais representantes e fabricantes de jatos, turbo-hélices, aviões a pistão e helicópteros


Acontece na Labace by




 

 

 

O maior evento de aviação de negócios da América Latina, a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), acontecerá de 14 a 16 de agosto, em São Paulo. Voltado para o mercado corporativo, a feira reúne os mais importantes fabricantes de aeronaves de negócios do mundo.

Segundo a Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), que organiza o evento, a expectativa para este ano é chegar a 13 mil visitantes, o que representa 20% de crescimento em relação ao ano anterior. Além disso, a associação espera desenvolver as conferências sobre o mercado de aviação de negócios na região.

A Abag ainda fechou contrato de três anos com a MCI Brasil, empresa especializada em congressos e feiras, considerada uma das maiores do mundo, para fomentar o crescimento da Labace, que chega à sua 15ª edição.

Novamente, o local escolhido foi o pátio onde estão as antigas instalações da Vasp, no aeroporto de Congonhas, que oferece amplo espaço para exposição de aeronaves, incluindo jatos de grande porte.

A Labace reúne os principais players da indústria global e já está consolidado no calendário mundial da aviação de negócios, especialmente por causa do potencial do mercado brasileiro, que possui a segunda maior frota de aeronaves do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A expectativa da organização é que mesmo com as incertezas políticas, o setor de aviação mantenha o bom momento. O crescimento da economia, mesmo em ritmo lento, incentiva muitos a buscarem novas aeronaves. “O país começou, no ano passado, a sentir a retomada do segmento durante a Labace e acreditamos que este ano será ainda melhor”, diz Flavio Pires, diretor geral da Abag.

Ao longo de 15 anos, a Labace recebeu nada menos que 145 mil visitantes, 1.830 expositores e 650 aeronaves. “A Labace é o melhor lugar para quem deseja comprar uma aeronave no país. Antigamente, muitos compradores visitavam eventos internacionais em busca de conhecer os lançamentos e novidades dos fabricantes. Hoje, todo o estado-da-arte mundial de aeronaves, equipamentos, acessórios e serviços pode ser encontrado aqui em São Paulo", comenta Pires.

Recentemente, as principais entidades e associações de aviação geral estiveram reunidas em São Paulo para apresentar ao Secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, as mais importantes demandas e dificuldades do segmento. O encontro, organizado pela Abag, busca definir a aviação que o Brasil deseja para as próximas décadas, e conta com apoio da própria Secretaria de Aviação Civil.

Na ocasião, o ministro ouviu as colocações dos participantes a respeito de estrutura aeroportuária, formação e capacitação de mão de obra, novos modelos de negócios, incluindo propriedade compartilhada, entre outros. A agenda de trabalho deverá ser concluída até o próximo dia 16 de agosto, quando acontece a próxima reunião, que coincidirá com a Labace.

Tanto a Secretária de Aviação Civil como a Abag acreditam que o Brasil está em seu melhor momento para definir o futuro da aviação no país, considerando pontos importantes para o setor como Sistema de Navegação Aérea, ambiente de regulação e fiscalização, novos modelos de negócios, segurança operacional, política de combustíveis, financiamentos para o setor, logística, entre outros.

Por Edmundo Ubiratan

Publicado em 8 de Agosto de 2018 às 17:00


Notícias Labace Abag SAC Secretária de Aviação Civil