AERO Magazine
Busca

Negócios da aviação de negócios

Maior feira de aviação de negócios na América Latina acontece semana que vem em SP

Labace se consolida no calendário internacional, reunindo os principais representantes e fabricantes de jatos, turbo-hélices, aviões a pistão e helicópteros


Acontece na Labace by




O maior evento de aviação de negócios da América Latina, a Labace (Latin American Business Aviation Conference & Exhibition), acontecerá de 14 a 16 de agosto, em São Paulo. Voltado para o mercado corporativo, a feira reúne os mais importantes fabricantes de aeronaves de negócios do mundo.

Segundo a Abag (Associação Brasileira de Aviação Geral), que organiza o evento, a expectativa para este ano é chegar a 13 mil visitantes, o que representa 20% de crescimento em relação ao ano anterior. Além disso, a associação espera desenvolver as conferências sobre o mercado de aviação de negócios na região.

A Abag ainda fechou contrato de três anos com a MCI Brasil, empresa especializada em congressos e feiras, considerada uma das maiores do mundo, para fomentar o crescimento da Labace, que chega à sua 15ª edição.

Novamente, o local escolhido foi o pátio onde estão as antigas instalações da Vasp, no aeroporto de Congonhas, que oferece amplo espaço para exposição de aeronaves, incluindo jatos de grande porte.

A Labace reúne os principais players da indústria global e já está consolidado no calendário mundial da aviação de negócios, especialmente por causa do potencial do mercado brasileiro, que possui a segunda maior frota de aeronaves do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.

A expectativa da organização é que mesmo com as incertezas políticas, o setor de aviação mantenha o bom momento. O crescimento da economia, mesmo em ritmo lento, incentiva muitos a buscarem novas aeronaves. “O país começou, no ano passado, a sentir a retomada do segmento durante a Labace e acreditamos que este ano será ainda melhor”, diz Flavio Pires, diretor geral da Abag.

Ao longo de 15 anos, a Labace recebeu nada menos que 145 mil visitantes, 1.830 expositores e 650 aeronaves. “A Labace é o melhor lugar para quem deseja comprar uma aeronave no país. Antigamente, muitos compradores visitavam eventos internacionais em busca de conhecer os lançamentos e novidades dos fabricantes. Hoje, todo o estado-da-arte mundial de aeronaves, equipamentos, acessórios e serviços pode ser encontrado aqui em São Paulo", comenta Pires.

Recentemente, as principais entidades e associações de aviação geral estiveram reunidas em São Paulo para apresentar ao Secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, as mais importantes demandas e dificuldades do segmento. O encontro, organizado pela Abag, busca definir a aviação que o Brasil deseja para as próximas décadas, e conta com apoio da própria Secretaria de Aviação Civil.

Na ocasião, o ministro ouviu as colocações dos participantes a respeito de estrutura aeroportuária, formação e capacitação de mão de obra, novos modelos de negócios, incluindo propriedade compartilhada, entre outros. A agenda de trabalho deverá ser concluída até o próximo dia 16 de agosto, quando acontece a próxima reunião, que coincidirá com a Labace.

Tanto a Secretária de Aviação Civil como a Abag acreditam que o Brasil está em seu melhor momento para definir o futuro da aviação no país, considerando pontos importantes para o setor como Sistema de Navegação Aérea, ambiente de regulação e fiscalização, novos modelos de negócios, segurança operacional, política de combustíveis, financiamentos para o setor, logística, entre outros.

Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 08/08/2018, às 17h00 - Atualizado em 10/08/2018, às 09h06


Mais Notícias