AERO Magazine
Busca

Fim do superjumbo?

Maior avião comercial do mundo pode ter produção encerrada

Qantas da Austrália cancela pedido para o A380 e ameaça programa da Airbus


A australiana Qantas confirmou que cancelou o pedido que detinha para o A380, marcando um novo revés para o superjumbo europeu. A empresa afirmou que não receberá os oito aviões restantes do pedido, mantendo sua frota com 12 aeronaves.

A encomenda já não aparece mais no backlog da Airbus, que mantém atualmente apenas 79 pedidos firmes para o A380. As dúvidas sobre o futuro do Airbus A380 aumentaram com o cancelamento da Qantas e se somam a possibilidade da Emirates, o maior cliente do modelo, seguir o mesmo caminho. Recentemente a empresa de Dubai disse que não descarta converter a encomenda do A380 pelo irmão menor, o A350 XWB, que oferece maior felixibilidade dentro da malha de rotas da companhia.

Recentemente dois A380 foram sucateados com apenas 10 anos de uso. Falta de interesse no mercado de usado levou a opção por dsmontar as aeronaves

O A380 se tornou uma grande decepção para a Airbus, acumulando menos de um quarto das vendas projetadas no início dos anos 2000, quando do lançamento do programa. Na ocasião a expectativa é que a crescente demanda pelo transporte aéreo exigiria o uso de aeronaves com grande capacidade, visando manter a normalidade no tráfego aéreo. Ainda que o transporte aéreo global tenha registrado expressivo crescimento nos últimos 19 anos, a demanda por aviões de grande capacidade, como o A380 e o 747-8I, ficaram muito abaixo do esperado.

No final de 2018, os dois primeiros A380 foram desmontados, mesmo contando com apenas 10 anos de uso. A falta de interesse no mercado de usado forçou o processo de desmonte do avião.

Atualmente a Airbus trabalha para manter a linha de produção ativa, enquanto assiste uma crescente tendência de empresas cancelarem pedidos para o A380. Nos últimos 2 anos foram cancelados 18 pedidos para o modelo, sem nenhuma encomenda adicional.

Por Edmundo Ubiratan | Fotos: Divulgação
Publicado em 07/02/2019, às 16h00 - Atualizado às 18h25


Mais Notícias